domingo, 23 de março de 2014













Intervenções na reunião de câmara de 19-03-2014

Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial

   Assinala-se a 21 de Março, o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, instituído pelas Nações Unidas em 1969, em memória do dia 21 de Março de 1960 em Joanesburgo, África do Sul, quando 20.000 pessoas faziam um protesto contra a lei do passe, que obrigava a população negra a possuir um cartão que os informava dos locais onde podiam entrar. Embora fosse pacífica, a polícia abriu fogo matando 69 pessoas e ferindo 186.
   Há racismo na escola, no emprego, na religião e no desporto, havendo a assinalar incidentes desprezíveis até em competições profissionais. De ter ainda em conta o tratamento diferenciado em função da raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de género, ou outro factor. 
   Sendo uma grave violação dos direitos humanos, o racismo e a discriminação têm sido usados como armas para gerar medo e ódio, uma vez que a relação entre racismo e os conflitos é profunda e consolidada.
   Somos confrontados diariamente com notícias que nos dão conta de discriminação em todo o mundo a que o nosso país não é alheio, havendo indícios que a austeridade e o desemprego tendem a fazer aumentar este flagelo.
Agir com respeito ao princípio da igualdade significa não exercer qualquer discriminação directa ou indirecta contra uma pessoa ou grupo de pessoas.
   Tanto quanto nos é dado saber, o nosso concelho não se debate com este problema, no entanto não podemos deixar de estar atentos ao menor indício, que certamente será motivo de preocupação.


   Dia Mundial da Árvore

   Assinalando a chegada da primavera, assinala-se a 21 de Março o Dia Mundial da Árvore, também chamado Dia Mundial da Floresta.
   O dia começou a ser celebrado a 10 de Abril de 1872 nos Estados Unidos, e em Portugal a 1ª festa da árvore comemorou-se a 9 Março 1913 e o Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972. Pretendendo sensibilizar para acções de arborização e reflorestação, alertando a população para a importância da preservação da árvore. Tendo em conta o seu papel preponderante no equilíbrio ambiental e ecológico para a qualidade de vida dos cidadãos, devem-se promover contactos com as plantas e sensibilizar para a problemática dos incêndios florestais.
   Tendo a floresta um papel fundamental na regularização do ciclo hidrológico e na protecção dos solos face à erosão, constituem importantes ecossistemas, sendo consideradas importantes sumidouros de dióxido de carbono, neutralizando parcialmente o efeito de estufa com que nos debatemos.
   Os últimos dados dizem-nos que na Europa as florestas estão em crescimento e também em Portugal as áreas florestais cresceram significativamente, ao contrário do que se passa no resto do mundo.
   Não sendo uma preocupação apenas de engenheiros florestais, de arquitectos paisagistas, de ambientalistas, de bombeiros, de comerciantes de madeira, de autarcas, esta preocupação é de todos.
   Sendo as florestas consideradas os pulmões do mundo, não podemos esquecer que no nosso concelho existe uma grande mancha florestal que convém preservar. Debatemo-nos com a problemática dos incêndios quando as temperaturas começam a aquecer, mas com o envolvimento de todos; alunos, professores, comunidades locais é possível fomentar atitudes mais cívicas de respeito pela floresta.
   Já que falamos de ambiente, celebra-se a 22 de Março, o Dia Mundial da Água, que não deixa de estar associado ao dia referido anteriormente.
   Esta comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento e ambiente em 1992, visando alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural valioso.
   Como a gestão dos recursos de água, tem impacto na saúde, produção de alimentos e energia, abastecimento doméstico e sanitário, industria e    sustentabilidade ambiental, convém preservar os recursos hídricos de que o nosso concelho é rico.
   Acrescento que lembrando a fragilidade do meio ambiente, os cidadãos são convidados no dia 29 de Março às 20.30h locais e durante 60 minutos, a desligar as luzes e a associarmo-nos assim a mais de 150 países.  
  
   «Hoje, celebra-se também o Dia Mundial do Artesão»

  
Sandro Peixe – César Martingil

   Não podemos deixar de nos associar à União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho na homenagem com atribuição de subsídio aprovada por unanimidade aos atletas do concelho, Sandro Peixe e César Martingil, no passado dia 7 de Março.
   Tendo efectuado a sua 1ª corrida em 17 de Abril de 2005, em Paço dos Negros, Sandro Peixe venceu o Campeonato Nacional de Motocross MX2 e foi ainda campeão nacional SX2 e MX Junior.
   César Martingil com vitórias no nosso país e estrangeiro, vem dar razão à sua equipa técnica que apostou nos escalões mais jovens.
   Ambos, com momentos marcantes e demonstrando uma evidente evolução têm efectuado uma carreira promissora em provas de grande competitividade.
Os eleitos do BE desejam aos atletas homenageados, assim como a tantos outros do nosso concelho, os maiores sucessos.    


Comissão de Festas do Granho
   Leva a efeito no dia 22 de Março, próximo sábado, uma Festa Jovem que terá lugar no pavilhão da Associação Humanitária do Granho, visando a angariação de fundos para as festas do próximo verão. 
 
 Associação Rancho Folclórico da Casa do povo de Glória do Ribatejo
   Esta associação leva a efeito no dia 22 de Março pelas 20.00h, um jantar no Salão da Casa do Povo.
   Da ementa fazem parte, sarrabulho com enguias fritas e papas de milho com água mel. É uma mostra da gastronomia local à semelhança de outras com que esta associação nos tem prendado. 

    Amigos da Corrida de Salvaterra
   Esta associação organiza a XIV Edição 12kms de Salvaterra – Prova Professor António Lopes e a 8ª Caminhada «Mexa-se como nós», no próximo dia 23 de Março com início às 10.30h.
   À semelhança de anos anteriores, esta prova certamente trará ao nosso concelho, mais propriamente a Salvaterra de Magos, atletas oriundos de todo o país em representação de várias associações ou individualmente. 

  Rádio Marinhais

   A Rádio Marinhais leva a efeito no próximo dia 29 de Março, a XIII Noite de Fados que terá lugar no restaurante Bom Garfo em Marinhais.
   À semelhança de anos anteriores, os fadistas convidados irão proporcionar-nos certamente uma noite agradável.  
 
  LAPI
  
   Sendo a 1ª Estrutura Residencial para idosos a certificar-se com o nível A, através do Modelo de Gestão da Qualidade em 2008, o Lar Adventista para Pessoas Idosas, está de parabéns este mês pois celebra mais um aniversário depois de ter arrancado a 2ª fase em março de 1991. (A 1ª fase foi a 28-2-1982)
Os nossos parabéns a esta instituição residencial de acolhimento de idosos de qualidade inquestionável, que acolhe utentes não só do nosso concelho. 

Vereador Manuel Neves

Sem comentários: