quinta-feira, 10 de abril de 2014









Intervenções na reunião de câmara de 09-04-2014


Relatório de Gestão de 2013

O relatório de gestão de 2013 que nos foi remetido é clara, traduzindo a realidade em apreço.

Gostaríamos, no entanto de sugerir que para os próximos anos se realize uma reunião de aproximação a esta documentação, com os técnicos que a prepararam. A nós, não especialistas em contabilidade (mais a mais num domínio tão específico), mas com responsabilidades na avaliação política da actividade municipal, ser-nos-ia mais fácil e, provavelmente, seria mais completo e rigoroso esse nosso trabalho.

A análise deste documento técnico não nos merece qualquer dúvida, no que se refere ao rigor contabilístico, nem às opções politicas nelas transcritas.

Como demonstram o documento em apreço, os índices de execução são elevados, temos a nível de arrecadação da receita nos 92,20%, num montante de 11.860.922,28 euros, no índice de realização da despesa em 81,53%, num montante de 10.488.195,22 euros. Um investimento total de 56,76%, num montante de 3.425.085,64 euros, nas Grandes Opções do Plano em valores de 71,93%, num montante de 5.517.466,59 euros.

Este resumo demonstra claramente um opção equilibrada de investimento em relação à receita arrecada, não hipotecando as gerações futuras e garantindo um desenvolvimento sustentável e equilibrado entre receitas e investimento, aliás, como comprova o equilíbrio orçamental em 106,24%, mas acima de tudo um endividamento sustentável e muito longe do seu limite máximo, e como afirmou o Sr. Presidente o município de Salvaterra de Magos não contribuiu para o défice do Estado Português.

É de realçar a despesa com pessoal, que sempre respeitou o cumprimento legal imposto para este tipo de despesa, assim como a despesa de capital relativa ao investimento que representa 65,05%.

Não podemos deixar de destacar o investimento no PPI, realçando a educação através da construção do centro escolar de Marinhais, nas viaturas de transportes escolares e na rede viária, nomeadamente na rua de Macau, rua do cartaxeiro, rua dos grilos e rua do furo, todas em Marinhais. A estrada do cocharro, travessa da liberdade e rua das faias nas Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho, Avenida D. Diniz em Muge e estrada das malhadinhas, largo 25 abril, estrada da barragem e estrada do convento nas freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra.

Por tudo isto votaremos a favor estes documentos. 

Luís Gomes

Intervenção
Temos em apreciação a aquisição de uma parcela de terreno nos Foros de Salvaterra para fins de equipamentos desportivos e seu respectivo empréstimo.
Após análise dos documentos que sustentam esta decisão, temos diversas dúvidas das quais solicitamos esclarecimentos e informação complementar para podermos pronunciar.
Começamos por estranhar o facto de a gestão do Partido Socialista ter abandonado a construção do centro escolar de Foros de Salvaterra, depois de tantas promessas, pois passaram poucos dias do término da possibilidade de candidatura à construção do centro escolar de Foros de Salvaterra. O executivo do Bloco de Esquerda deixou todo o trabalho feito, projecto e lotes assegurados para essa candidatura, era só finalizar o processo, e agora surge-nos com este conjunto de intenções, a dúvida fica no ar, será uma forma de compensação pela oportunidade perdida e a promessa não comprida?
Não podemos deixar de estranhar a ausência desta reunião do vice-presidente, o que levanta suspeitas sobre a unidade da maioria acerca desta proposta, pois, a ser tão urgente a aprovação desta proposta, que requer a convocação de uma reunião extraordinária, porquê agendar para uma data em que o vice-presidente não pode estar presente?
Registamos finalmente o assumir pelo Partido Socialista da sustentabilidade financeira da câmara municipal de Salvaterra de Magos, pois encontra-se com capacidade legal de endividamento até a um total de 1.649.195,46 euros, o que contrapõe as afirmações do Partido Socialista e da sua candidatura que afirmava que o Bloco de Esquerda só governava para realização de obras nas eleições.
Registamos igualmente o facto de este executivo propor um empréstimo a 10 anos, muito para além do seu mandato nomeadamente depois de tudo o que afirmou anteriormente acerca de empréstimos consagrados na gestão do Bloco de Esquerda.
Fique no entanto claro que o Bloco de Esquerda está totalmente de acordo com investimento na área desportiva em Foros de Salvaterra.
Mas temos diversas dúvidas que gostaríamos de ver esclarecidas para a podermos votar em consciência:
1.    Temos a aquisição de um terreno que vale 510.880,00 euros e o município vai pagar 250.000,00 euros. Dúvida, existem contrapartidas para o proprietário do terreno? Temos um proprietário que está disposto a perder na venda dos terrenos 260.880,00 euros? Porquê?
2.    A avaliação é feita por um técnico da câmara do qual não temos qualquer dúvida da sua competência e rigor nos actos praticados ao serviço do município, no entanto, consideramos que a avaliação de um investimento desta natureza requer um avaliador imparcial, para que não restem qualquer dúvida sobre o processo.
3.    Quais os critérios e estratégia de investimento deste executivo do Partido Socialista no que se refere a equipamentos de desporto nos Foros de Salvaterra? Que projeto desportivo está a falar? Que modalidades vão ser beneficiadas? Qual a garantia que pode dar-nos sobre a conclusão deste projeto? E para quando?
4.    Relativamente ao empréstimo, e considerando a análise à Conta de Gerência, quer a margem para endividamento total, quer a margem para endividamento a médio e longo prazo estão muito longe de ser ultrapassadas, reflexo da gestão rigorosa e sustentável do anterior executivo do Bloco de Esquerda. O cálculo por baixo que é feito deve-se às restrições transitórias do OE 2014. Assim, temos em boa a informação do técnico que garante a possibilidade de endividamento do município, no entanto parece-nos avisado um parecer jurídico que confirme a legalidade deste acto.
Neste sentido propomos que a aquisição da parcela de terreno, como o seu respectivo empréstimo seja complementada com a informação suplementar solicitada para podermos analisar e votar em consciência.

                                                                                                                                             Luís Gomes 

Declaração de voto (ponto 5 e 6)

Os eleitos do Bloco de Esquerda abstiveram-se nos pontos 5 e 6, garantindo com esta abstenção a aprovação da aquisição do terreno e respectivo empréstimo, mas demarcando-se com este sentido de voto da recusa intransigente da maioria socialista em clarificar as diversas dúvidas processuais e politicas apresentadas pelos eleitos do Bloco de Esquerda, que desejavam salvaguardar a transparência e rigor do município neste processo. Com esta falta de clareza democrática o Partido Socialista impediu alcançar a unanimidade desejada neste projecto em Foros de Salvaterra.
Eleitos do Bloco de Esquerda

Sem comentários: