quarta-feira, 9 de abril de 2014












Nota de Imprensa

O Município de Salvaterra de Magos tem um importante património arquitectónico, cuja existência orgulha as suas gentes e constitui uma inegável mais-valia económica para o turismo.
Nesse sentido, o Regulamento do Plano Director Municipal procurou assegurar a sua preservação, impondo normas e procedimentos quanto a operações urbanísticas a realizar nesses espaços.
Um dos edifícios que beneficiam dessa protecção é o edifício da Junta de Freguesia de Muge, verificando-se que a Junta de Freguesia, sem atentar a essas normas decidiu proceder a obras no respectivo edifício.
Os vereadores do Bloco de Esquerda alertaram para a situação em duas reuniões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, interpelando o Senhor Presidente da Câmara Municipal para a necessidade de proteger este património, bem como para a necessidade de repor a legalidade, o que aliás é sua competência e obrigação legal.
Lamentavelmente, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos preferiu descair para a chicana política, ignorando as legítimas preocupações manifestadas com a preservação do património histórico-cultural do concelho.
O Bloco de Esquerda não é insensível à necessidade de garantir a acessibilidade de todos os habitantes de Muge à sua Junta de Freguesia nas melhores condições, mas tal preocupação não se pode sobrepor ao cumprimento das normas legais e regulamentares em vigor.
Aliás, esta atitude do Senhor Presidente da Câmara Municipal é especialmente gravosa, tendo em conta a desigualdade de tratamento entre a Junta de Freguesia de Muge e os restantes particulares que levem a cabo operações urbanísticas, abrindo um mau precedente na gestão da legalidade urbanística do concelho.
Assim, e quando falha o responsável máximo para garantir a legalidade urbanística, não se retractando e não mudando de atitude, não nos resta outro caminho que não seja solicitar a intervenção do Ministério Público para que reponha a legalidade e apure das responsabilidades do Senhor Presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Muge. Lamentamos ter de chegar a este ponto, em início de mandato.
Acresce que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos a tentou desistir voluntariamente da qualidade de membro da associação de municípios portugueses com centros históricos, o que neste contexto nos faz recear o desprezo da maioria PS relativamente a esta matéria. À população de Salvaterra de Magos queremos dizer, sem hesitações, que encontrará no Bloco de Esquerda e nos seus autarcas a defesa do património cultural do concelho.


Salvaterra de Magos, 08 de Abril de 2014


Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos

Sem comentários: