quinta-feira, 3 de abril de 2014












Reunião Câmara 2-4-2014

   Cortes na Ensino Especial

   Centenas de crianças com necessidades de apoios especializados correm o risco de ficar sem os apoios ou com estes reduzidos em virtude dos cortes impostos pelo governo PSD/CDS, aos subsídios atribuídos.
   Está em causa um novo protocolo de colaboração assinado em Outubro entre o Instituto de Segurança Social e a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, e que pode vir a excluir crianças com necessidades especiais, visto as regras de atribuição do subsídio de educação especial sofrerem alterações que prejudicam a continuidade dos tratamentos e do acompanhamento de milhares de crianças.
   Embora o governo venha negar estes cortes, no Portal da Segurança Social a estatística referente às prestações pagas para estes apoios, verifica-se que entre 2012 e 2013 houve de facto, uma quebra. Em 2012, 15387 crianças beneficiavam deste apoio, enquanto em 2013 o número baixou para 13527.
   Sendo que as terapias são oferecidas pelas escolas em função dos recursos especializados de que dispõem e através dos Centros de Recursos para a Inclusão, em que são disponibilizados técnicos e/ou pessoal docente de apoio a estas situações, é com desagrado que somos confrontados com esta situação.
   _ Os centros funcionam em estruturas de associações que se debatem cada vez mais com menos meios e condições de trabalho.
   _ Os técnicos são reduzidos enquanto aumenta o número de pais de crianças a solicitarem ajuda.
   Os eleitos do BE repudiando mais uma iniciativa que vem dificultar a vida de muitos portugueses, exige a reposição de tais subsídios.
   Preocupa-nos a incidência que tais cortes possam ter no nosso concelho, quando todos sabemos que temos famílias que são apoiadas através deste subsídio. E cedendo a Câmara transporte a alunos com necessidades educativas especiais, não só para estabelecimentos de ensino, bem como para outras actividades inerentes à sua vida activa, esperamos que estes cortes não venham afectar a cedência de tais apoios. 


   A importância da leitura

   Celebra-se precisamente hoje, dia 2 de Abril, o Dia Internacional do Livro Infantil, iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens em 1967,em honra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
   Sendo um tipo de literatura dirigida a crianças onde normalmente se contam histórias de final feliz, na maioria dos casos não deixam de ter uma moral por trás da história, ensinando sempre caminhos certos.
   A busca pelo conhecimento por meio da leitura deve ser incrementada logo na infância, sempre com a finalidade de cultivar mentes jovens, incentivando à imaginação e a um sentido moral.
   Na sequência desta celebração, assinala-se o Dia Mundial do Livro criado em 1926, instituído pela Unesco em 1995 a 23 de Abril.
   Data com o objectivo de reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população, uma vez que os livros são um importante meio de transmissão e informação, e elemento fundamental no processo educativo, bem como um bem essencial ao desenvolvimento da literacia.
   Sabemos que a Biblioteca Municipal vem promovendo desde sempre hábitos de leitura, no entanto são dois dias que achamos não deixar passar despercebidos.
  
    Associações

  
  Clube Náutico de Salvaterra de Magos
   Congratulamo-nos pelo facto dos bons resultados alcançados pelo Clube Náutico aquando a sua deslocação a Gondomar (Melres), quer no Campeonato Nacional de Fundo, quer na Taça Portugal Tripulações, onde os atletas conquistaram um 3º lugar e uma medalha de prata.
   Os nossos parabéns aos atletas e equipa dirigente.


  Comissão de Festas em Honra de S. Miguel Arcanjo de Marinhais
   Esta comissão leva a efeito no dia 5 de Março, o tradicional Baile da Pinha, no pavilhão da Comissão de Festas.

  
   Associação Marchas Populares – Coração do Ribatejo
   Esta associação leva também a efeito no mesmo dia o também tradicional Baile da Pinha, no salão dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

  

    Vereador Manuel Neves

Sem comentários: