quinta-feira, 19 de junho de 2014













Intervenção na Reunião de Câmara de 18-6-2014 


 Futuro dos hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo e de Santarém

Atendendo ao que se tem vindo a passar com o futuro do Hospital de Santarém, e com o futuro da prestação de cuidados de saúde no Ribatejo, o grupo parlamentar do BE fez algumas perguntas ao Ministério da Saúde, que quero aqui divulgar e para as quais ainda aguarda resposta. São elas:
       __Qual a decisão que foi tomada sobre os hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo e de Santarém?
       __Quais as implicações da criação do Grupo Hospitalar do Ribatejo?
       __Quais as valências de cada hospital?
       __Vão existir alterações nos serviços de urgência?
       __Como vão ser organizadas as valências de saúde da mulher e da criança, de ortopedia, de oncologia, de medicina interna e cirurgia geral?

 Claro que estes são problemas que se vêm reflectir nos já tão degradados problemas de saúde no nosso concelho, em que os nossos utentes deixarão de ter determinadas ofertas de serviços de saúde, que se já não eram assim tão próximas ainda mais afastadas ficarão.


Acesso a cuidados de saúde no concelho de Salvaterra de Magos
Foram também feitas as seguintes perguntas ao Ministério da Saúde, sobre a saúde no concelho:
__Quantos médicos são necessários para assegurar que a população de Salvaterra de Magos tem médico de família?
__Quando vão ser contratados os médicos em falta?
__Quando vão ser reabertos os postos de Granho Muge?
__Quando vai ser inaugurado p polo de Foros de Salvaterra?
__Quais vão ser os serviços disponibilizados neste polo?
__Está acautelada alguma estratégia para assegurar o estacionamento de viaturas dos utentes neste polo?
A estas perguntas obtivemos a seguinte resposta:
Na sequência da pergunta acima referida dos Senhores Deputados do Grupa parlamentar do BE, e relativamente ao assunto em epígrafe encarrega-me S. E. o Ministro da Saúde de informar que os utentes inscritos no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos são 21.151, dos quais 41% estão sem médico de família.
O número de utentes inscritos em cada médico, de entre os sete que possui a UCSP de Salvaterra de Magos, é de 1.841.
Em relação aos quatro locais onde presentemente é prestada assistência médica, o tema do número de utentes coloca-se com maior acuidade em Glória do Ribatejo, onde cerca de 80% da população não tem médico de família, marinhais é de 69% e Foros de Salvaterra cerca de 40%.
Mais se informa que, não contando com dois médicos com pedidos de aposentação pendentes e um médico aposentado com contrato de trabalho, são necessários mais seis médicos para garantir a atribuição de médico de família aos mais de 8.600 utentes sem médico.
Até à presente data apenas foi possível a contratação de uma médica em regime de prestação de serviços com 40 horas semanais, não havendo médicos interessados em preencher as horas de prestação de serviços contratadas e disponíveis.
Uma vez que não é possível a abertura imediata de concurso para integração de médicos que tenham concluído a especialidade de MGF, cujos exames de saída da especialidade só acontecerão em Março/Abril e Setembro/Outubro 2014, e não havendo no ACES Lezíria médicos internos a concluir o internato de MGF no ano 2014, apenas se vislumbra a possibilidade de contratação, com recurso a contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, duas médicas que já pertenceram ao quadro da Sub-Região de Saúde de Santarém e que, tendo pedido a exoneração, pretendem voltar a exercer funções no ACES Lezíria.
Relativamente ao médico afeto à extensão de Foros de Salvaterra, extensão para a qual estão a ser construídas novas instalações que estarão concluídas em breve, tem um contrato de trabalho como médico aposentado, com data de términus em Julho de 2015, pelo que se prevê manter no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos o mesmo número de médicos afetos.
Com vista a melhorar o apoio de cuidados de saúde a estas populações, no dia 21 de outubro de 2013, entrou em funcionamento a Unidade de Cuidados na Comunidade de Salvaterra de Magos, até então o único concelho do ACES Lezíria que não dispunha deste tipo de unidade e cuja sede está localizada em Salvaterra de Magos, concentrando-se a realização da visitação domiciliária nesta Unidade. Neste âmbito, foram reafectados os enfermeiros colocados nas extensões, mas não deixou de estar afeto a todas as extensões de saúde, pelo menos um enfermeiro. No dia 1 de novembro, a equipa de profissionais de enfermagem do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos foi reforçada com um novo elemento. Não obstante, o Concelho Diretivo da ARSLVT está ciente das dificuldades e, conjuntamente com a Direção Executiva do ACES Lezíria, está a trabalhar no sentido de encontrar soluções que possibilitem a melhoria dos cuidados a prestar às populações deste concelho. 

Como nos é dado verificar, as respostas não são muito elucidativas, continua a ser mais do mesmo e a nossa população a ser muito carente no acesso aos cuidados de saúde.  

Apoios no desporto
Todos sabemos que a prática de realizar qualquer desporto, exercício físico independentemente da idade, trás benefícios não só a nível físico, mas também psíquico e social.
A nível físico o desporto combate a obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece a massa muscular e óssea, e ainda as articulações.
A nível psíquico, eleva a auto-estima de quem pratica, pois ajuda a desenvolver um conjunto de habilidades que antes possivelmente não possuía, melhorando também o aspecto físico.
A nível social, o desporto assume um lugar privilegiado para se realizarem amizades, permitindo a partilha de sentimentos e experiências, permitindo a cada um enquadrar-se no grupo.
Por tudo isto e tantas outras razões, fica expressa a importância da prática desportiva, uma boa prática desportiva, para o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens.
Embora hoje em dia o desporto para crianças vise chegar mais além, sendo que muitas vezes é orientado tendo como modelo a prática desportiva dos adultos, há todo um conjunto de valores a cultivar.
Valor da saúde, da cooperação, respeito, amizade, justiça, empenho e a derrota pois a vida não é só composta de sucessos.
No contexto da crise económica que vivemos e a precaridade de emprego, sabemos que muitas famílias têm dificuldade em manter os seus filhos a praticar algum desporto, quer a nível associativo quer utilizando equipamentos da autarquia.
Neste sentido, propomos que a câmara disponibilize apoio técnico e logístico junto das associações de modo a colmatar algumas falhas que possam existir, bem como permitir a utilização dos equipamentos desportivos a título gratuito, como por exemplo as piscinas municipais. 


Privatização da Companhia das Lezírias
Nos seus 175 anos de existência, a Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal do país. Os seus 20 mil hectares situados em plena reserva natural do estuário do Tejo às portas de Lisboa, dão-lhe uma situação privilegiada e bastante cobiçada pois englobam alguns dos terrenos mais férteis do país.
É uma sociedade anónima de capitais públicos em que o maior acionista é o estado que sempre se preocupou em estabelecer um equilíbrio entre exploração agrícola e a defesa do ambiente nos montados de sobro, floresta certificada, produção de arroz, criação de gado, vinha, olival, cavalos, turismo e cinegética. Além da actividade económica, a Companhia tem subjacente uma prestação de serviço público na vertente social e ambiental.
Quando em 2010 se afirmava que estava definido que não haveria privatização, somos agora confrontados com um novo cenário, que é a venda a privados.
Ocupando grande parte dos concelhos de Vila Franca de Xira, Benavente e Salvaterra de Magos, é do interesse de todos que a situação actual se mantenha.
Os eleitos do BE, repudiam qualquer tentativa de privatização da Companhia da Lezírias, de modo a garantir que a mesma se mantenha sob propriedade e gestão públicas.



Associações
14 de Junho é o Dia Mundial do dador de Sangue, que tem como objectivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e contributo em salvar vidas e melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente.
Podem dar sangue: pessoas dos 18 aos 65 anos, que pesem mais de 55kg, gozem de boa saúde e com hábitos de saúde saudáveis.
O Agrupamento de Escuteiros de Marinhais leva a efeito a 1ª recolha deste ano em parceria com o Instituto Português de Sangue, no próximo sábado dia 21 de Junho, das 9.00h às 13.00h no salão da Igreja Paroquial.


Desejar a todas as associações que levam a efeito actividades nos próximos dias, bem como às já realizadas, que elas sejam um sucesso e que tenham o reconhecimento de todos, nomeadamente a Associação de Marchas Populares – Coração do Ribatejo, pelo desfile que organiza no dia 28 de Junho em Salvaterra de Magos
Bailes de santos populares organizados pelas Comissões de Festas.
Agrupamento de Escolas de Marinhais e Salvaterra de Magos, que levaram a efeito as suas já tradicionais festas de final de ano, onde docentes, pessoal auxiliar, pais e alunos souberam animar estes dias de alegria e confraternização.
À Associação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, pela realização da Ceia Medieval organizada no passado sábado, dia 14 de Junho, recriando sabores de antigamente.
Parabéns às Festas do Foral, do Toiro e do Fandango pelas maravilhosas festas que organizaram, onde tradicionalmente não faltaram as largadas de toiros, muita música, tasquinhas das associações, folclore, sardinhada e outros divertimentos.
A realização do festival de folclore, organizado pela Associação Cultural e Desportiva do Rancho Etnográfico da Várzea Fresca no dia 21 de Junho (Largo 25 Abril, Foros de Salvaterra), onde recriarão como tão bem sabem, as danças e cantares dos seus antepassados.
Desejar o maior sucesso ainda à Associação Febre Amarela pela realização de mais um festival, Glória ao Rock, que atrairá muitos jovens oriundos de todo o país.
 E ainda ao Rancho Folclórico «As Janeiras» pela realização do 32º festival no dia 28 de Junho, e ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo pelo seu 39º festival no dia 3 de Julho.
Assim como a todas as associações participantes no evento Artes & Sons.


Desporto
No Campeonato Nacional de Triatlo Age Groups que decorreu no passado dia 10 de Junho em Peniche, o atleta Valdo Neves de Marinhais participando na classe 35/39 classificou-se em 5º lugar.
O atleta Márcio Neves participando na classe 30/34, classificou-se em 1º lugar, sagrando-se campeão nacional no seu escalão.
Aos dois atletas os nossos parabéns pelo trabalho que vêm desenvolvendo, elevando o nome de Salvaterra de Magos nas suas participações desportivas.      


Salvaterra de Magos, 18 de Junho de 2014

Vereador Manuel Neves


Sem comentários: