quarta-feira, 16 de julho de 2014









Aprovada por unanimidade

Recomendação

A igualdade das mulheres e homens é um valor essencial para a democracia. Mas não basta o seu reconhecimento formal, é necessário o seu efetivo exercício em todos os aspetos da vida política, económica, social e cultural.

Apesar dos progressos já alcançados, a igualdade das mulheres e homens não é ainda uma realidade. Subsistem situações de desigualdade, por exemplo as disparidades salariais e a subrepresentação nos órgãos políticos.

As autarquias locais, como esferas de governação mais próximas da população, são meios de intervenção bem colocados para combater a persistência e reprodução das desigualdades entre mulheres e homens. E para isso é fundamental que os órgãos do poder local integrem a dimensão do género nas suas políticas, estrutura organizacional e práticas.

Para ajudar a concretizar tais objetivos, o Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CCRE) tem levado a cabo diversas iniciativas, como “a cidade para a igualdade” e   a elaboração da  “Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e Homens na Vida Local” a qual  foi já subscrita por mais de cem dos municípios portugueses.

Assim, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida em 16 de Julho de 2014, delibera:

- Recomendar que, no prosseguimento de políticas de promoção da igualdade das mulheres e homens,  avalie e impulsione a adesão do Município de Salvaterra de Magos à “Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e Homens na Vida Local”.



                                                                       Os vereadores do Bloco do Esquerda

Sem comentários: