sábado, 5 de julho de 2014













Intervenção na Reunião Câmara 2-7-2014


Cortes nos Apoios a Idosos
Preocupa-nos os cortes a que os idosos são sujeitos no nosso país, cortes a que não são alheios também os idosos do nosso concelho.
Segundo dados da Segurança Social, 38 mil idosos perderam o complemento solidário para idosos, atribuído pelo Instituto da Segurança Social a pessoas com mais de 66 anos e poucos recursos financeiros.
Cortes impostos e aplicados, denotando uma insensibilidade do governo, que demonstra uma incapacidade para resolver o problema. Estes cortes reflectem-se na incapacidade que os idosos têm em pagar contas como água, luz e gás, pagar medicamentos, lares e centros de dia, e até para manter uma alimentação saudável apropriada às suas idades.
O rendimento social de inserção, única fonte de rendimento de numerosas famílias, também perdeu beneficiários, sensivelmente 20%, assim como os abonos de família também estão em queda acentuada, diminuindo em quase 38 mil.
Daí a preocupação que vimos mantendo com estes assuntos que estão cada vez mais actuais e são o reflexo de quem nos governa. 

800 anos da Língua Portuguesa
É a nossa fonte de comunicação, presente no nosso dia-a-dia e em todas as reuniões de câmara.
No passado dia 27 de Junho, passaram 800 anos da Língua Portuguesa, atestado pelo testamento régio de D. Afonso II e datado de 1214.
Festejamos e abraçamos a celebração dos oito séculos da língua mãe espalhada pelo mundo, língua oficial em 10 países e outras comunidades, que foi evoluindo ao longo de séculos, estimando a riqueza que é o expoente máximo de Portugal. 

Freguesia de Marinhais
Está de parabéns esta freguesia, pois quando se desanexou da Freguesia de Muge em 21 de Março de 1928, e se tornou ela própria freguesia, nunca mais parou de crescer.
Povo que sempre soube tirar o sustento da terra desbravando terrenos incultos, que sabe receber os de fora e a prova-lo, o grande número de moradores que não são naturais da freguesia, denotando um acentuado crescimento embora algo disperso, Marinhais foi elevada a vila no dia 9 de Julho de 1985.
Pela passagem do seu 29º aniversário de elevação a vila na próxima 4ª feira, o nosso obrigado a todos os que permitiram que esta terra seja o que é hoje. Estão de parabéns autarcas, associações e colectividades, e principalmente os mais velhos que sempre acreditaram na continuidade do seu projecto de vida. 

Associações

Clube de Trampolins de Salvaterra
Está de parabéns esta associação pela participação na Taça de Portugal nos dias 21 e 22 de Junho, das atletas Ana Gomes e Ana Estela Robalo.
Na Taça de Portugal de Trampolins, Ana Gomes venceu a especialidade olímpica trampolim individual (é a actual campeã nacional de élites juniores), e Ana Robalo foi 1ª classificada em duplo mini-trampolim em escalão absolutos femininos.
Desejando as maiores felicitações às atletas, desejamos ainda que em Novembro Ana Gomes garanta a sua participação no Campeonato do Mundo por idades (Daytona Beach, Flórida, Estados Unidos).
Parabéns ainda pelos resultados mais recentemente obtidos no Campeonato Nacional também de Esperanças.

 Parabéns também à equipa de dirigentes.


Campeonato Nacional de Aquatlo
Decorreu no passado domingo em Coruche o Campeonato Nacional de Aquatlo.
Com a sua participação, o atleta Márcio Neves de Marinhais classificou-se em 10º lugar da classificação geral e em 2º lugar no seu escalão, sagrando-se vice-campeão nacional de aquatlo sénior.
Os parabéns ao atleta pelos resultados que vem obtendo.

Campeonato Nacional de Motocross
Sandro Peixe já nos tem habituado a vitórias.
Desta vez, no Campeonato Nacional de Motocross, sagrou-se campeão na modalidade MX2.
Parabéns ao atleta, familiares e a toda a equipa técnica que permitem que o atleta vá atingindo este palmarés.


Clube Náutico de Salvaterra de Magos
Queremos deixar aqui expresso os nossos parabéns ao Clube Náutico de Salvaterra de Magos que no Campeonato Regional Esperanças em canoagem da associação de Canoagem da Bacia do Tejo se sagrou Vice-Campeão Regional de Esperanças 2014 em canoagem.


Associação Marcha Popular «Coração do Ribatejo»
Esta associação levou a efeito o 3º Festival Grande Noite de Marchas no dia 28 de Junho, em que participaram marchas de: Praia de Mira, Almeirim, Tapada, Nazaré e evidentemente a marcha organizadora, atraindo muitos apoiantes que puderam apreciar a música e coreografias dos participantes.
(Contou ainda com a presença da fadista Ana Baptista)


Associação Cultural e Desportiva do Rancho Folclórico do Granho
Organizou a 28 de Junho o seu 28º festival de folclore, onde recriaram momentos do que era o modo de viver dos seus antepassados aliados às belas danças e cantares não só do grupo organizador como também dos grupos convidados.


Associação os Amigos da Festa da Amizade da Várzea Fresca
Leva a efeito no próximo fim-de-semana, 4,5e 6 de Julho, a 25ª Festa da Amizade, que à semelhança de festas anteriores atrairá não só naturais da localidade como todos os que procuram alguns momentos de diversão.


Salvaterra de Magos, 2 de julho de 2014


Vereador Manuel Neves

Sem comentários: