quinta-feira, 4 de setembro de 2014














Intervenção na Reunião Câmara 1-9-2014


Hospital de Santarém
Na sequência dos problemas que têm sido levantados no hospital de Santarém com a eliminação de serviços ou má qualidade dos mesmos, os deputados do BE na Assembleia da República enviaram as seguintes questões à ExmaSra Presidente da Assembleia da República, destinada ao Ministério da Saúde, que aqui queremos tornar público.

« No passado dia 5 de Junho realizou-se a Assembleia Municipal de Santarém, em sessão extraordinária para debater a situação da prestação de cuidados de saúde no concelho. Foi convidado, entre outros, o Dr. José Josué, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém, que respondeu às perguntas dos deputados municipais.
É nosso entendimento que a portaria nº 82/2014 se tornou o centro do debate e que não percecionámos um esclarecimento cabal quanto à perda de valências no hospital de Santarém, nomeadamente as não incluídas no grupo I da referida portaria.
Acresce que são recorrentes as queixas sobre demora no atendimento nas urgências, o que pode ser confirmado pelas afirmações do Dr.º José Josué, nomeadamente de que “temos problemas graves na urgência geral”, prestando um serviço de “qualidade duvidosa”. Confirma ainda que “o quadro de médicos internistas é escasso” e relata as dificuldades de contratação. À escassez de médicos junta-se a deficiente qualidade profissional e médica da empresa prestadora de serviços à urgência. Foram ainda expressas as dificuldades de respostas dos blocos operatórios e de partos pois “estão cansados tecnicamente” e “quando as temperaturas são extremas o sistema não consegue funcionar bem”. O Presidente do Conselho de Administração informou que dada a natureza “EPE do hospital, este não tem rúbrica de investimento” e terá de recorrer a “financiamento comunitário no valor de 2,5 milhões de euros”, para o que prepara a candidatura.
É também do nosso conhecimento a falta de anestesistas que obriga ao adiamento e atraso em cirurgias, assim como a situação de sobrecarga de trabalho dos enfermeiros apenas minorada com a entrada recente de alguns profissionais.
A alimentação fornecida aos doentes é alvo de frequentes queixas, situação que se prolonga há vários anos.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1.       Pode o Ministério garantir a execução das obras necessárias aos bloco operatórios e de partos caso a candidatura a fundos comunitários não seja concretizada e aprovada? Se sim para quando se podem perspetivar o início das obras?
2.       Tem o Ministério conhecimento da existência de “problemas graves na urgência geral”, prestando um serviço de “qualidade duvidosa” e o que fez para apoiar o hospital de Santarém na resolução do problema?
3.       Que medidas vai o Ministério desenvolver, ou já desenvolveu, para facilitar a contratação de médicos anestesistas? E para recrutamento de médicos para as urgências que garantam a melhoria da qualidade de atendimento sem necessidade de recorrer a empresas de prestação de serviços?
4.       Que medidas estão previstas para o reforço do número de enfermeiros para melhorar a qualidade do serviço e reduzir a sobrecarga de trabalho destes profissionais?
5.       Tem o Ministério conhecimento de queixas dos utentes sobre a deficiente qualidade de alimentação e que medidas vai desenvolver para a sua melhoria?»

Palácio de São Bento, 11 de junho de 2014.

A/O deputada/o do Bloco de Esquerda
Helena Pinto
João Semedo

São problemas que afectando os utentes, afectam certamente todos os munícipes do nosso concelho.


Dia Internacional do Bombeiro Profissional
11 de Setembro foi a data criada, visando homenagear todos os bombeiros profissionais e respectivas corporações, destacando todo o trabalho e contribuição na protecção das populações.
São homenageados ainda os que voluntariamente fazem também a prestação de serviços no socorro à população, prevenção e combate a incêndios.
Os incêndios florestais são um dos factores potencialmente responsáveis pela alteração dos valores ecológicos, económicos e da paisagem.
Considerados como os soldados da paz, os bombeiros têm um papel fundamental no combate e na defesa do nosso património contra os incêndios que devastam milhares de hectares por todo o país, estando sempre na linha da frente em cada ocorrência em que é solicitada a sua presença.
A nossa homenagem a todos os bombeiros em especial aos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.


Dia Internacional da Educação
Assinala-se domingo, 7 de Setembro, este dia internacional.
Sendo a educação pilar fundamental na vida da criança, está consagrado na Declaração Universal dos Direitos da Criança (art28º), «Toda a criança tem direito à educação».
Desenvolvendo esta, a personalidade, capacidades e talentos, devendo prepará-la para viver com responsabilidade e em paz, sendo importante o respeito pelos outros e pelo ambiente. Unimo-nos a todos quantos acreditam residir na educação o futuro de um povo, promovendo o desenvolvimento da inteligência e do corpo.


César Martingil
Com 355 pontos, César Martingil tem vindo a evidenciar-se na Taça Nacional de Circuitos que actualmente lidera.
Criado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, tem como finalidade a promoção dos circuitos da volta, e o atleta obteve lugares cimeiros nos circuitos de Malveira-3º, Nafarros-5º, Curia-1º e Alcobaça-2º.
O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau do Cartaxo, da qual o atleta faz parte, ocupa o 2º lugar por equipas.
Ao atleta, seus colaboradores e familiares os nossos parabéns com votos de continuidade nos sucessos que vem obtendo.


Comissão de Festas em Honra de N. Sra da Glória
Deixamos aqui expresso os nossos agradecimentos a mais uma comissão de festas do nosso concelho, que levou a efeito mais uma maravilhosas festas com a grandiosidade a que já nos habituaram, atraindo inúmeros visitantes.
Agradecimentos a todas as associações que tornaram ainda mais atractivas estas festas.
Terminadas que são as festas, esperamos que no próximo ano os grupos formados as consigam levar avante, e já agora com maior serenidade. Espera-se.


Rancho Folclórico «Os Lusitanos»
Inserido nas tasquinhas de Marinhais, este rancho levou a efeito no passado sábado o seu 34º festival de folclore, designado de Noite de Folclore.
 Uma noite repleta de danças e cantares também pela presença dos ranchos convidados de várias partes do país.
Parabéns às associações participantes no certame, assim como aos artesãos que mostraram o que de bom se faz no nosso concelho e ainda à junta de freguesia de Marinhais que à semelhança do que acontece há vários anos mantém viva a tradição das tasquinhas de Marinhais.


Clube Recreativo e Cultural de Marinhais
É relevante a actividade deste clube depois de alguma inactividade.
A Escola de BTT e a Escola de Ténis são exemplo disso.
A Escola de Ténis desta associação leva a efeito nos próximos dias 6 e 7 de Setembro o I Torneio de Ténis-
Sendo uma modalidade desportiva em crescendo no concelho, espera-se a adesão de grande numero de participantes.


Clube Taurino Salvaterrense
Os parabéns a esta associação pela passagem este mês de mais um aniversário.


Grupo Cicloturismo 8 em Ponto
Leva a efeito no próximo dia 7 de Setembro o VI Passeio de Cicloturismo.
Com inicio às 8.30h na Várzea Fresca, percorrerá o nosso concelho em 70kms, ao que se seguirá um almoço convívio.


Recolha de lixo
Como temos vindo a falar diversas vezes, sabemos não ser fácil de resolver, pois também tem a ver com a mentalidade de certas pessoas o modo como acondicionam o lixo nos locais apropriados. Não só o seu acondicionamento indevido como o tipo de resíduos são um problema deveras preocupante.
Sabemos que no período do verão as pessoas fazem maiores limpezas não só em casa como nas hortas e jardins, e colocando tudo nos contentores não resta espaço para o lixo doméstico.
Nalguns locais continua-se a ver lixo acumulado, deve fazer-se uma gestão racional dos lixos, continuando a fazer campanha pedagógica junto dos munícipes nesse sentido, esperando que surta algum efeito.

Estradas de terra batida
Apelamos também para uma intervenção de fundo nas estradas de terra batida, com limpeza das respectivas bermas e valetas, removendo desperdícios que possam vir a impedir uma boa drenagem, tendo em conta que é crucial a manutenção destas estradas, uma vez que os moradores que nelas vivem já são penalizados por não terem alcatrão.
Certamente que se aguardarmos para as primeiras chuvas não se intervirá atempadamente em todas as estradas do concelho.



Já que se falou aqui na construção de passagens assinaladas para a travessia de peões elevadas, aproveito para chamar a atenção que em Marinhais começaram a pintar estas marcas há mais de um mês e deixaram-nas a meio. Atravessa-se até ao meio da via e depois acabou. 


Vereador Manuel Neves

Sem comentários: