quarta-feira, 17 de setembro de 2014














Intervenção na Reunião de Câmara 17-9-2014



Dia Internacional da Paz
Assinalado desde 8 de Dezembro de 1967 e instituído desde 1981pelas Nações Unidas, tem o objectivo de levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem actos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre os povos e a consagração da paz mundial.
Com os conflitos existentes em quase todo o mundo e que têm tendência para alastrar, apela-se ao bom senso de todos, principalmente aos dirigentes que têm poderes decisórios, para politicas na construção duma sociedade digna, justa e pacífica. 

Desporto
Estamos no arranque de mais um ano lectivo, com todas as vantagens e contrariedades que o mesmo possa trazer, mas há um tema que já aqui temos trazido e nunca é de mais relembrar.
O desporto.
Devendo proporcionar a todos os alunos acesso à prática de actividade física e desportiva, como contributo essencial para a formação integral das crianças e jovens, é imprescindível um desenvolvimento desportivo, que visa promover a saúde, a inclusão e integração social, ajudando a combater o insucesso e abandono escolar.
É obrigação do poder autárquico, incentivar práticas desportivas em estreita colaboração com os clubes e associações desportivas do concelho, permitindo que estas práticas sejam aproveitadas pelos mais desfavorecidos e menos possibilidades têm de suportar uma despesa que esta actividade possa acarretar.
O município tem estruturas e equipamentos que devem ser de fácil acesso às nossas crianças e jovens, pretendendo-se que a actividade desportiva permita uma aquisição de valores e autonomia, inerentes às suas idades.
Os nossos jovens são merecedores de todo o apoio possível a este nível, pois têm obtido bons resultados nas práticas desportivas que levam a efeito a nível regional, nacional e mundial.   

Dia Mundial do Turismo
A 27 de Setembro assinala-se aquele que é considerado hoje um dos maiores sectores económicos do mundo, assumindo-se com vital importância para a economia, essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
O turismo assume importância de relevo na promoção da cultura e costumes de todo um povo.
Acreditamos ser um dia a assinalar, tendo em conta o desenvolvimento comunitário que poderá estar associado. 

Serviço Nacional de Saúde
Assinalou-se a 15 de Setembro os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, serviço que engloba uma rede de serviços e órgãos prestadores de cuidados de saúde.
Partindo do pressuposto que caberia ao Estado a salvaguarda do direito à saúde de cada um, e o livre acesso aos cuidados que lhe estão inerentes.
No entanto hoje verificamos que os ideais que alicerçavam o Serviço Nacional de Saúde, estão deturpados.
Temos uma medicina comercial, largas listas de espera por consultas, atrasos nas    intervenções cirúrgicas e exames de especialidade, falta de médicos de família que salvaguardem uma medicina de proximidade, serviços deficientes nos hospitais distritais e centrais, aumento taxas moderador cmo desistência de tratamentos por serem demasiado caros, etc.
É uma das grandes conquistas de Abril, e hoje encontra-se irremediavelmente debilitado e comprometido, com prejuízo dos que menos posses têm pois não podem recorrer a serviços particulares, sendo que os mais idosos cuja saúde é normalmente a mais debilitada, vendo-se privados deste serviço são os mais penalizados.
O nosso concelho tem sido bastante penalizado pela falta de médicos nos centros de saúde, no entanto embora actualmente a situação esteja mais ou menos controlada, não deixa de ser uma situação temporária, o que nos cria algum clima de insegurança.
Ainda ouvimos hoje nas notícias a Escola Nacional de Saúde Pública, afirmar que os portugueses têm baixos conhecimentos ao nível da saúde. Não, não têm.
Não têm é médicos e auto-medicam-se. 

Semana da Mobilidade
Decorre anualmente de 16 a 22 de Setembro a Semana Europeia da Mobilidade, que visa levar os cidadãos e as autoridades a reflectir sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida através da requalificação do espaço público.
Este ano o tema «As Nossas Ruas, a Nossa Escolha», onde se pretende melhorar a qualidade do ar das nossas cidades e municípios, condicionando o trânsito automóvel em favorecimento de transportes não poluentes ou utilizando o mais possível o transporte colectivo.
Qualquer autarquia tem oportunidade de poder participar nesta iniciativa, decidindo o seu tipo de participação.
Contando já com 2000 adesões nesta edição, ainda esperamos ver o nosso município a aderir a esta iniciativa em prol do transporte sustentável. 

Dia Mundial do Coração
29 de Setembro foi o dia criado com o propósito de informar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares, salientando ainda a necessidade de serem criados ambientes saudáveis para o coração, uma vez que determinados ambientes onde vivemos e trabalhamos podem ter um enorme peso na nossa capacidade de tomar decisões para a saúde eo coração.
Hábitos saudáveis, acesso a espaços verdes, desporto, alimentação saudável, exames periódicos de prevenção aproveitando muitas vezes as unidades móveis de rastreio, são tudo meios de tratar devidamente o nosso coração. 

Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra
Felicitações pela organização e passagem do seu 8º festival de folclore adulto a 13 de Setembro, onde estiveram grupos de distintas regiões mostrando a cultura do nosso país.

César Martingil
Já tínhamos feito referência a este jovem atleta na última reunião de Câmara, pelos resultados que vinha obtendo, e agora no troféu criado pela Federação Portuguesa de Ciclismo em que se destacou nas 7 provas realizadas, venceu a Taça Nacional de Circuitos, sub-23.
Os nossos parabéns ao jovem atleta, a todos os atletas que bem longe levam o nome do nosso concelho.

Grupo MotardCiclopampas
Organiza no próximo dia 21 de Setembro uma concentração de motos antigas, que certamente atrairá inúmeros expositores mostrando as relíquias que conservam com esmero. 

Associação Setas do Ribatejo
Esta associação organiza no Pavilhão da Comissão de Festas de Marinhais no próximo dia 27 de Setembro, as Finais Regionais da Liga de Verão em setas de sisal e setas de máquinas.
Certamente que os adeptos da modalidade não deixarão de estar presentes. 



_Tendo em conta a abertura do novo Centro Escolar, se o sr. presidente tem uma ideia feita do destino a dar aos edifícios devolutos? Assim como o edifício do Jardim de Infância?
_Se as instalações da cantina da escola EB1 conhecida pela Escola Nova, são propriedade da Câmara?
_Se ainda há algum estabelecimento de ensino no concelho com amianto na sua estrutura? 



         Vereador Manuel Neves

Sem comentários: