quinta-feira, 25 de setembro de 2014










Nota de Imprensa

Partido Socialista rejeita proposta do Bloco de Esquerda de baixa de impostos no Concelho de Salvaterra de Magos

Na última sessão da Câmara Municipal, o Bloco de Esquerda propôs uma redução na taxa de IMI e uma maior devolução de IRS aos contribuintes. O presidente da CM de Salvaterra de Magos foi obrigado a exercer o voto de qualidade para rejeitar esta proposta de redução do esforço fiscal dos munícipes.
Considerando que a política de austeridade deste Governo, a par da diminuição de prestações sociais, salários, reformas e aumento de taxas, tarifas e impostos sobre o rendimento e sobre o consumo, tem conduzido a uma deterioração do poder de compra da população em geral, os vereadores do Bloco de Esquerda propuseram uma redução da taxa de IRS retida pela CM, fixando-a em 3% no ano de 2015, assim como contribuir para o alívio da carga fiscal do IMI, devendo este tender progressivamente para a taxa mínima. A proposta apresentada pelo Bloco visava fixar a taxa de IMI para os prédios urbanos em 0,325% para 2104 e em 0,3% para 2015.
A maioria PS na CM recusou baixar a carga fiscal para os munícipes de Salvaterra de Magos, mantendo o IMI em 0,35 e o IRS em 4%. Com a reavaliação dos imóveis e o aumento do IRS, a manutenção destas taxas levará previsivelmente ao crescimento da colecta fiscal pela Câmara e ao agravamento do esforço fiscal dos munícipes.

Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos




Salvaterra de Magos, 24 de Setembro de 2014

Sem comentários: