sexta-feira, 31 de outubro de 2014










Nota de Imprensa
Em sede de Orçamento Municipal de Salvaterra de Magos para 2015
PS recusa apoio para comparticipação nos medicamentos para idosos carenciados
A proposta de Orçamento Municipal para 2015 apresentada pelo Partido Socialista no concelho de Salvaterra de Magos não é uma boa proposta. Falta-lhe visão estratégica, capacidade de inovação, adaptação à realidade em mutação e sensibilidade social.
Para o Bloco, é preocupante o virar de costas aos mais carenciados, sobretudo aos idosos. O PS recusou incluir no Orçamento a proposta dos vereadores do BE para comparticipação na aquisição de medicamentos aos idosos carenciados. Esta medida já se pratica noutros municípios (Porto de Mós, Batalha, Funchal, Sernancelhe, etc.) e em Salvaterra de Magos seria uma medida essencial, dado que estamos a viver um momento particular de dificuldades para muitas famílias, frequentemente impossibilitadas de poderem apoiar os idosos. É um dever da Autarquia contribuir para minimizar as situações de fragilidade social, no âmbito das suas atribuições e competências. No entanto, o presidente da Câmara prefere apoiar festas a adotar uma política social no município.
Em relação aos mais jovens, que enfrentam um mercado de trabalho estrangulado, não há uma única linha inovadora, uma iniciativa, um sinal de investimento. Nem ao nível económico, nem social, nem cultural. A nossa juventude constitui o principal fator de dinamização, modernização e qualificação do Concelho. Não é compreensível este total abandono dos jovens por parte da maioria PS na Câmara de Salvaterra de Magos, completamente ao arrepio das suas promessas eleitorais.

No mínimo é preciso concluir os projetos do mandato anterior
O Bloco fará o que estiver ao seu alcance para que este Executivo, com a participação dos vereadores eleitos pelo BE, conclua e leve a cabo algum dos projetos da anterior presidência de Ana Cristina Ribeiro, porque são importantes para a população, para as Freguesias e para o Município no seu todo. É o mínimo que se pode exigir deste Executivo, já que insiste em não aceitar qualquer proposta da oposição.
Fica claro que a Câmara tem condições orçamentais para a concretização desses objectivos. Se não o fizer, só poderá ser por incompetência ou desnorte. Nesse sentido, porque os vereadores do Bloco sabem a responsabilidade política que têm na liderança da oposição, abstiveram-se no Orçamento e Plano, garantindo que manterão uma elevada exigência e o máximo rigor no escrutínio da aplicação dos recursos municipais.
Não somos pela política de “terra queimada” que o PS praticou, de forma irresponsável e absolutamente sectária, ao longo dos mandatos do Bloco. Porém, estamos atentos e lideraremos a alternativa a esta vereação que à frente da Autarquia está a interromper o ciclo de desenvolvimento e modernização do Concelho dos últimos anos.

Bloco de Esquerda - Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos, 31 de Outubro de 2014


Sem comentários: