segunda-feira, 13 de outubro de 2014










Nota de Imprensa

No Ribatejo, a situação de muitos produtores de tomate é catastrófica. Segundo dados das organizações de agricultores, as fortes chuvas provocaram enormes perdas de aprodução, na ordem dos 30 a 40%.
Globalmente os prejuízos ascenderão a mais de 30 milhões de euros, com muitos agricultores a pensar abandonar a actividade. A limitada capacidade financeira já não deixa margem para a manutenção da actividade e para novos investimentos.
De tão caros, os seguros são praticamente incomportáveis para a maioria. Os agricultores estão indefesos perante a ruína da produção. Para além dos prejuízos directos no rendimento de muitas famílias, a catástrofe tem um impacto na indústria agro-alimentar e numa multiplicidade de pequenos negócios que vivem da fileira do tomate.
Aos pedidos de socorro dos agricultores e das suas organizações, o governo apenas responde com palavreado de "conforto e ânimo". Depois, limita-se a mandá-los para as seguradoras e a esperarem melhores dias. Uma atitude de irresponsabilidade perante as dificuldades e de desrespeito por quem ganha duramente a vida nos campos do Ribatejo.
O Bloco de Esquerda manifesta a sua inteira solidariedade para com os produtores de tomate, neste momento negro das suas vidas como agricultores.
O Bloco de Esquerda reclama do governo subsídios e uma linha de crédito sem juros que permita recuperar investimentos feitos e capacidade produtiva.
O dinheiro dos pesados impostos suportados por quem trabalha não podem só servir para pagar vigarices de banqueiros. Têm de servir para apoiar quem produz e garante postos de trabalho.

Santarém, 13 de Outubro de 2014

A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda

Sem comentários: