quarta-feira, 19 de novembro de 2014














Reunião de Câmara de 19 de Novembro de 2014

Sr. Presidente, Srs. Vereadores começava por dar nota daquele que para o Bloco de Esquerda foi o ponto alto da negação deste órgão. Assistimos às tristes cenas que infelizmente vamos estando habituados e que lamentamos profundamente.
Estamos a falar de falta de honestidade intelectual, falta de educação, falta de respeito pelas regras democráticas e falta de sentido de estado naquele que deve ser o respeito pela democracia. O Presidente de Câmara como representante máximo deste órgão devia ser o garante do funcionamento do mesmo e fiador do cumprimento das leis e regras em vigor o que infelizmente não acontece.  
Comprovou-se mais uma vez que monstra lacunas que coloca em causa a capacidade para as funções que desempenha, não garantindo o normal funcionamento deste órgão.
Sr. Presidente mudar regras repentinamente e pontualmente, como foi o caso do ponto antes da ordem do dia para tentar condicionar o debate após inauguração do centro escolar de Marinhais, ou omitir a realidade dos processos, como foi o caso do adaptação da escola da avenida em quartel da GNR, complexo desportivo de Municipal, Cultura Avieira, património municipal em Muge e na Glória do Ribatejo, entre outros, não é sério.
Mas os acontecimentos da última reunião que romperam com uma tradição de 16 anos de total respeito pela oposição e cumprimento da lei, foi no nosso entender, o ponto alto da desorientação que a relação Presidente de Câmara e Partido Socialista atravessa.
Condenamos profundamente as palavras, diga-se algumas omitidas em acta, dirigidas à oposição. Permitir que o presidente da concelhia do PS utilize o espaço do publico para intervenções politicas e justificações para a relação Presidente de Câmara e Partido Socialista, assim como uma constante interrupção das intervenções dos vereadores, acompanhada como uma insistência nos comentários de fundo às intervenções em curso, demonstra uma total falta de democracia e desrespeito por este órgão.
Sr. Presidente, é o responsável máximo por o normal funcionamento deste órgão, apelamos ao garante normal do seu funcionamento, com a certeza que os eleitos do Bloco de Esquerda nunca, mas nunca, se deixaram intimidar.
Aproveitou para deixar algumas preocupações, colocar algumas perguntas e perceber das suas resoluções.
·         Temos enumerado os estados das estradas asfaltadas e de terra batida no nosso concelho que se encontram em muito mau estado. As chuvas intensas tem prejudicado profundamente a normal circulação de viaturas e munícipes. Alertámos diversas vezes para a necessidade de uma intervenção das estradas de terra batida com a limpeza das respectivas bermas e valetas, removendo desperdícios que podessem vir a impedir uma boa drenagem, tendo em conta que é crucial a manutenção destas estradas, uma vez que os moradores que nelas vivem já são penalizados por não terem asfaltamento. Infelizmente nada foi feito e hoje temos estradas por todo o concelho completamente alagadas por esse motivo. Apelamos igualmente para casos idênticos em estradas asfaltadas, tanto municipais como nacionais.
·         Na última reunião alertámos para a intervenção na estrada 581 que liga Glória do Ribatejo a Muge onde estão a ser construídas diversas caixas de cimento com cerca de 1 metro de altura e a 80 cm da berma. Assim como, a destruição total das valetas e com isso comprometerem decisivamente o escoamento das águas assim como intervenções futuras de alargamento da via. O mesmo acontece no Granho, aí em estradas com velocidades mais reduzidas.
Colocámos igualmente dúvidas sobre a falta de fiscalização por parte do nosso município, à inexistência de soluções em conformidade, que decisivamente põe em causa a segurança dos nossos munícipes, e ao desperdício de investimento no nosso concelho.
Gostaríamos de saber do ponto de situação destas intervenções, assim como se explicam a realização destas estruturas. A existir fiscalização como fomos informados pelo Sr. Presidente, teremos que deduzir que foi informado pela fiscalização e concordou com a sua realização.
·         Gostaríamos de saber se já existe previsão para a inauguração da extensão de saúde de Foros de Salvaterra? Serão atribuídas mais valências nas novas instalações da extensão do centro saúde de Foros de Salvaterra? A ausência de estacionamento para os utentes do centro saúde é uma realidade, qual o ponto de situação sobre estas matérias?  
·         Colocámos preocupações com a decisão por parte do presidente da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho em soterrar os Fornos de Tijolo do Montoia, qual o ponto situação?
·         Gostaríamos de saber se existem evoluções sobre as negociações com o Ministério da Administração Interna sobre os compromissos assumidos na adaptação da escola da avenida em quartel da GNR?
·         Fizemos 15 propostas para a responder à interrogação colocada numa reunião de câmara pelo Sr. Presidente, como apoiar o comércio local e desenvolver economicamente o nosso concelho combatendo o desemprego no nosso concelho. Gostaríamos de perguntar ao Sr. Vereador Francisco Naia, eleito pelo PSD e recentemente responsável pelo respectivo pelouro, no acordo com a maioria Socialista, se irá analisar as proposta apresentadas pelo Bloco de Esquerda sobre esta matéria e se já levou a cabo algumas medidas neste pelouro?
·         Fizemos propostas sobre a criação do Conselho Municipal de Agricultura, decorrente da importância da agricultura no nosso concelho, no país e na União Europeia. E igualmente a criação de espaços disponíveis aos munícipes para desenvolver agricultura biológica. Já tem uma opinião formada sobre esta proposta, Sr. Vereador?
·         Aproveitamos para solicitar ao Sr. vereador Francisco Naia para nos informar oportunamente sobre a realidade do núcleo empresarial concelhio, quantas empresas foram acompanhadas, que apoios disponibilizados, quantas fecharam a sua actividade e porque motivos. Que mediadas pensa tomar no apoio técnico às empresas nas candidaturas ao programa QREN, enfim, um relato sobre a actividade e objectivos deste pelouro recentemente criado.
·         Continuamos por ver esclarecidos os respectivos pagamentos da tomada de posse dos órgãos institucionais da Câmara Municipal e Assembleia Municipal, paga supostamente pelo Partido Socialista. Gostaríamos de solicitar ao Sr. Presidente mais uma vez e através do representante da câmara na escola profissional da respectiva informação desta contratualização;

Luís Gomes


Salvaterra de Magos, 19 de Novembro de 2014

Sem comentários: