quinta-feira, 4 de dezembro de 2014














Reunião Câmara 3-12-2014



Dia Internacional do Voluntariado

Na próxima 6ª feira, 5 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado. Este dia não pretendendo homenagear os voluntários, chama principalmente a atenção para o serviço voluntário e a importância da intervenção do mesmo nas mais diversas causas, que precisa ser ainda mais incentivado e valorizado.
Em Portugal, nunca tantos foram os voluntários, com tendência para aumentar até, sendo considerado um acto de cidadania, em que o modo de vida de quem o pratica, é muitas vezes mudado radicalmente, contribuindo essencialmente para minimizar desigualdades sociais e assim ajudar o próximo.
O Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado, em consonância com o Concelho Europeu de Voluntariado, incentiva esta prática desinteressada que se presta à solidariedade, contribuindo para a valorização dum serviço que cada vez mais se cruza com os serviços oficiais.
Há 29 anos que este dia foi instituído para valorizar o Desenvolvimento Económico e Social dos Povos, alertando para o trabalho dos muitos voluntários que constroem o país e a coesão social, sem se fazer notar.
É importante:
_ Despertar consciências para uma atenção devida ao próximo.
_ Criar iniciativas para responder às novas necessidades.
_ Valorizar o voluntariado no sentido de detectar situações de carência.
_ Contribuir para o aumento de voluntários, porque as solicitações são cada vez maiores.
Neste sentido, saudamos todas as mulheres e homens, assim como as instituições onde possam estar integrados, pela generosidade, entrega e dedicação à causa do outro, de modo a que estes possam encarar o futuro com esperança e um novo sorriso. 

Dia Internacional da Solidariedade Humana
Não podemos dissociar deste dia, o celebrado a 20 de Dezembro, o Dia Internacional da Solidariedade Humana, com o objectivo de alcançar um mundo melhore mais seguro para todos.
A solidariedade humana deve ser mais sólida, próspera e responsável.
Este é um compromisso que devemos assumir no sentido de se estabelecerem resoluções frutíferas e duradouras.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada a 10 de Dezembro de 1948, protege os direitos de cada um e reconhece os deveres inerentes a uma vivência em sociedade.

Banco Alimentar Contra a Fome
Sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita a pessoas carenciadas, em que pessoas de boa vontade juntam os seus esforços de forma voluntária, pretendendo minorar o problema da fome numa determinada região, teve este fim-de-semana (29 e 30 de Novembro de 2014) a 46ª campanha,que envolveu 42.000 voluntários num árduo mas gratificante trabalho.
Com uma quebra de 15% a 18% em relação a anos anteriores, ainda foram recolhidassensivelmente 2.300 toneladas de alimentos.
Decorreu o peditório nacional, a que o nosso Concelho não foi indiferente, pois algumas associações e particulares uniram-se para que os alimentos angariados fossem em maior número que em peditórios anteriores.
A todos os que abraçaram esta causa por tão nobre serviço de voluntariado, o nosso reconhecimento.

Freguesia de Muge
As nossas felicitações à Freguesia de Muge, que foi concelho de 1304 a 1837, pois foi precisamente a 6 de Dezembro de 1304 que El-Rei D. Dinis outorgou à vila de Muge Carta de Foral.
No próximo sábado festejará mais um aniversário.
Os nossos parabéns a todos os autarcas que têm permitido o engrandecimento da freguesia, e a toda a população que tem cooperado neste engrandecimento. 

Centro Bem-Estar Social de Glória do Ribatejo
Parabéns pela passagem do seu 25º aniversário a celebrar amanhã, pois desde 4 de Dezembro de 1989 presta um serviço meritório a toda a população, principalmente na área da 3ª idade.
A instituição leva a efeito no dia 7 de Dezembro um Passeio de BTT, de modo a angariar fundos para as solicitações que tem de enfrentar.
Longa vida a esta instituição de solidariedade social, e o nosso louvor a todos os que tão bem têm conduzido os destinos da mesma. 

CBES Foros Salvaterra
Também este CBES organiza depois de amanhã, 6ª feira dia 5 de Dezembro, uma Ceia Fadista no pavilhão de festas de Foros de Salvaterra, com a finalidade de angariar verbas para fazer face à boa manutenção do mesmo.
É bom que ajudemos. 

Amar- Associação de Marinhais para a Defesa do Património Cultural e Natural da Vila de Marinhais
A esta associação que preserva os usos e costumes da vila de Marinhais, os nossos votos de longa vida e felicitações à nova direcção e corpos gerentes, que recentemente tomaram posse. 

Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais
Leva a efeito nos dias 6,7 e 8 de Dezembro uma Feira de Oportunidades no pavilhão da Comissão de Festas de Marinhais.
Tal como o nome indica, uma oportunidade para comprar artigos a baixo custo ajudando esta associação.

Agrupamento de Escolas de Marinhais
Com o fim de manter a boa prática desportiva nas várias turmas de alunos, este agrupamento organiza a 10 de Dezembro uma prova de «Corta-Mato Escolar». 

Associação Ternura Popular
Esta associação de Foros de Salvaterra leva a efeito no dia 13 de Dezembro no Largo dos Combatentes em Salvaterra de Magos, uma Mostra de Artesanato. 

Espaços do Cidadão
Mais de 40 municípios assinaram mais de 90 protocolos de adesão para integrarem Espaços do Cidadão que concentram serviços públicos nos concelhos.
O governo pretende assim promover a descentralização de competências, nomeadamente nas áreas da educação e saúde.
Na área da educação esta transferência de competências diz-se, trará contrapartidas monetárias.
Já aqui falámos numa anterior reunião de câmara sobre o assunto, no entanto esta minha intervenção vai no sentido de saber se já houve algum contacto oficial com a câmara de Salvaterra de Magos nesse sentido? 



Vereador Manuel Neves

Sem comentários: