quarta-feira, 14 de janeiro de 2015



Nota de Imprensa

Câmara de Salvaterra engana Junta de Freguesia de Marinhais em 50.000 euros

Com o objetivo de elaborar o protocolo respeitante às transferências de competências e respectivas contrapartidas financeiras para as freguesias, previsto pela lei 75/2013, a a Câmara de Salvaterra, encomendou um estudo que aponta para que a Junta de Freguesia de Marinhais deva receber do Orçamento municipal mais 30 mil euros do que em 2014.

Apesar daquelas conclusões do estudo, a coligação de direita PS/PSD/CDS que dirige a Câmara decidiu não proceder a esse acréscimo nas transferências para a Freguesia de Marinhais em 2015. Para além de não transferir os 30 mil euros, a maioria PS/PSD/CDS ainda retirou da Freguesia dois trabalhadores que há mais de 20 anos estavam ao serviço da Junta de Marinhais, pagos pela Câmara.

Calcula-se que, com este protocolo, Câmara e Junta impuseram à Freguesia de Marinhais um esbulho de mais de 50.000 euros, só no ano de 2015.

A 19 de Dezembro, os eleitos do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Marinhais votaram contra este roubo e, sem se deixarem intimidar pelas vergonhosas campanhas levadas a cabo pela coligação de direita (na Câmara e na Junta) com o objectivo de acusar a oposição de não viabilizar o protocolo, no passado dia 12 de Janeiro abandonaram a sala na altura da votação, como forma de protesto por tão vergonhoso e ruinoso protocolo para a Freguesia de Marinhais.

Com este gesto de indignação e de responsabilidade, o Bloco de Esquerda não inviabilizou o protocolo e não permitiu que a maioria que governa a Freguesia continuasse com a estratégia levada a efeito de vitimização e de demissão das suas responsabilidades de governação da Freguesia. No entanto, não deixa de denunciar a atitude da maioria da Junta de Marinhais de aceitação de um protocolo da Câmara que prejudica a Freguesia, reduz as capacidades de investimento na Freguesia e de apoio à população de Marinhais.

Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda
Janeiro.2015


Sem comentários: