quinta-feira, 22 de janeiro de 2015














Reunião de Câmara: 21-1-2015 

Dia Mundial da Liberdade
Lembrado a 23 de Janeiro, na próxima 6ª feira, este dia vem consagrar o poder de livre escolha que tem qualquer cidadão de exercer a sua vontade, dentro dos limites que a lei lhe faculta.
A este direito de poder realizar escolhas livremente, o cidadão poderá determinar o seu futuro e as suas opções de vida, no entanto ninguém poderá fazer o que quer, sem pensar nos outros.
Nascendo todos os homens livres e iguais em dignidade e direitos, devem agir em relação aos outros com espírito de fraternidade, sem distinções de qualquer espécie ou outra qualquer condição. 

Auschwitz
Fez 70 anos no passado sábado, dia 17 de Janeiro, que começou uma transferência de 56.000 prisioneiros de Auschwitz, tendo nessa caminhada perdido a vida 9.000.
Finalmente a 27 de Janeiro de 1945, fará 70 anos na próxima 3ª feira, o campo de extermínio de Auschwitz foi libertado.
Sendo um horror e lembrando os horrores da guerra, não podemos esquecer que de Maio de 1940 a Janeiro de 1945, foram assassinadas neste campo, 1,3 milhões de pessoas.
Os que não eram executados nas câmaras de gás morriam de fome, doenças infecciosas, trabalhos forçados, execuções individuais ou experiências médicas.
Sendo triste de recordar, é bom que se recorde para que lutemos de modo a que estas atrocidades jamais aconteçam.
Assistimos actualmente a novas escaladas de violência, a novas atrocidades, mas como dizia no início, é bom que não nos esqueçamos.
Neste contexto, associamo-nos ao município por querer assinalar o centenário da 1ª Grande Guerra, conflito que afectou Portugal e também o nosso concelho. 

CBES Glória do Ribatejo
Endereçamos os nossos parabéns ao Centro Bem Estar Social de Glória do Ribatejo pela passagem do seu 30º aniversário.
Uma instituição de apoio aos idosos com um trabalho excelente e meritório como tem provado ao longo dos anos.
Felicitações aos seus dirigentes, colaboradores e utentes.

Clube de Trampolins de Salvaterra
O Clube de Trampolins de Salvaterra com o apoio da Associação de Ginástica de Santarém, levou a efeito no passado dia 11 de Janeiro o Campeonato Distrital Mini Duplo Trampolim, em que os seus ginastas mais uma vez nos presentearam com boas prestações, à semelhança do que tem acontecido ao longo da sua vida atlética. 

Grupo Desportivo de Marinhais
Os parabéns ao GDM pela passagem de mais um aniversário (10 Janeiro).
Felicitações aos novos dirigentes que vão conseguindo manter a estabilidade do clube.

Grupo Cicloturismo 8 em Ponto
Também perfaz mais um aniversário este mês e aqui lhes deixamos votos de continuidade.

Glória Moto Clube
Mais um aniversário a 25 de Janeiro, o 21º, em prol do desporto motorizado e tantas vezes defendendo causas sociais. Por isso os nossos agradecimentos e parabéns.

Rancho Etnográfico da Várzea Fresca
Também é uma associação aniversariante, a 23 de Janeiro, e desde 2009 vem representando com dignidade as danças do nosso Concelho. Parabéns pelo meritoso trabalho que vem desenvolvendo.

Clube Ornitológico de Marinhais.
Ao longo da sua existência, desde 27 de Janeiro de 1999, tem-nos agraciado com a beleza das aves e plantas nas exposições que organiza.
As nossas felicitações também.


Vereador Manuel Neves

Sem comentários: