quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015











Às Mulheres e ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher
Em vésperas do dia 8 de Março, continua a fazer sentido este dia, para lembrar a justeza e a pertinência da luta das mulheres pela igualdade, enquanto persistir todo e qualquer sinal de discriminação e de atropelo aos direitos, tratando de modo desigual uma parte da humanidade, em função do seu sexo.
No ano em que comemoramos 41 anos do 25 de Abril, altura a partir da qual as mulheres portuguesas puderam comemorar o 8 de Março em liberdade, evocamos as conquistas e avanços que se fizeram ao longo do último século, recordando-nos as memórias de lutas tão difíceis e prolongadas.
Mas temos também presentes os atrasos e barreiras incompreensíveis que persistem e que nos levam aqui a lembrar a violência de género e a sua forma extrema, o femicídio, as discriminações no trabalho, a precariedade, o trabalho sem direitos, as diferenças salariais em função do sexo, a dificuldade em atingir a paridade baseada na menorização e na maternidade. Persiste o sexismo na linguagem, nos media, no dia a dia, as mudanças no rumo da vida resultantes do desemprego, tantas vezes provocando uma amputação nas aspirações e nos projectos de vida e talentos que são truncados.
A austeridade intensa e permanente a que a troika e os partidos do governo vêm sujeitando o povo português, tem tido  e continuará a ter efeitos perversos. Traduz-se em recuos de décadas na organização social e, em primeiro lugar, na vida das mulheres. Daí que a mobilização para a resistência e para a luta contra as medidas austeritárias do governo do PSD e do CDS torne a comemoração do Dia Internacional da Mulher tão actual e tão importante.
Os eleitos do Bloco de Esquerda assumem o significado profundo do 8 de Março e a suapertinência nos dias de hoje. Por isso saúdam as mulheres que no nosso concelho, no nosso país e e todo o mundo resistem e lutam por igualdade, liberdade, justiça, solidariedade, e paz.

Os deputados municipais do Bloco de Esquerda


Salvaterra de Magos, 25 de Fevereiro de 2015

Sem comentários: