quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015










Intervenção 

Endividamento do município de Salvaterra de Magos

A bancada do Bloco de esquerda quer demonstrar a sua intenção de voto contra a contração de um empréstimo no valor de cento e trinta e cinco mil euros, pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Este financiamento visa a adaptação da escola primária do Escaroupim a museu do rio.
O endividamento do município de Salvaterra de Magos sempre foi uma preocupação do Bloco do Esquerda, sendo prova disso a rigorosa gestão financeira que reflecte a  capacidade de endividamento deixada pela gestão do Bloco de Esquerda. Entendemos que esta é uma questão bastante delicada e que será sempre uma herança não só para este executivo mas também para aqueles que o precederem, nomeadamente as gerações futuras.
Esta capacidade de endividamento é sem dúvida uma mais-valia para o município e para a sua capacidade de investimento, mas a mesma deve ser aplicada em recursos de relevante interesse para os munícipes no melhoramento das suas condições de vida, neste quadro de grandes dificuldades que as nossas famílias atravessam.
Não desvalorizando de qualquer forma o projecto da Cultura Aviera e a sua importância turística assim como cultural. Cultura Avieira que esteve sempre nas prioridades da gestão do Bloco de Esquerda, a realidade do nosso concelho fala por si, não vê esta bancada necessidade de tal investimento tendo em conta que o museu do rio já existe presentemente localizada no Cais da Vala.
Fica a sensação que se trata de uma tentativa de apagar o rasto de trabalhos feitos por anteriores executivos. Lamentamos esta situação e estamos veementemente convencidos que será um trabalho inglório.
O facto de esta adaptação não ser assumida por administração direta é mais um dos pontos não compreendidos por esta bancada. Sendo esta uma solução que evitaria um endividamento do município, apostando num projecto faseado temporalmente.
Se estivermos atentos a uma necessidade atual na união de freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, com um valor idêntico, a construção do sintético do campo de jogos do Grupo Desportivo Forense, compreendemos melhor as prioridades deste executivo das quais discordamos totalmente.
Mais uma vez temos de alertar para a total falta de aposta e investimento na juventude e desporto. A necessidade imperativa para o desenvolvimento das camadas de formação devia estar nas prioridades deste município.
Finalizamos a nossa intervenção manifestando a  incompreensão na contracção de um empréstimo, em tempos financeiramente difíceis, para um suposto melhoramento de algo já existente. Essa mesma vontade não existe para o desenvolvimento do desporto, da juventude, da área social ou educação, que deviam estar na linha da frente das prioridades do nosso município. Ficamos com a sensação que este executivo tem as prioridades trocadas, reportando inclusive ao plano eleitoral apresentado pelo Partido Socialista. E deixa-nos de certo modo apreensivos a forma leviana como é tratado o endividamento por parte do município de Salvaterra de Magos.

Os eleitos do Bloco de Esquerda na assembleia municipal de Salvaterra de Magos



Salvaterra de Magos, 25 de Fevereiro de 2015

Sem comentários: