quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015















Reunião de Câmara 18-2-2015


Dia Mundial da Rádio
_ Porque está demonstrada a sua utilidade na promoção cultural e em casos de emergência social.
_ Porque é um meio de comunicação fundamental que acompanha na hora os acontecimentos.
- Porque é um meio de entretenimento e lazer que interage com várias pessoas ao mesmo tempo.
_ Porque é para muitas pessoas a única companhia que têm presente.
É na rádio que temos o primeiro acesso à informação e aí queremos acompanhá-la.
Desde o século XIX a rádio tem permanecido como um meio de comunicação altamente acessível, que chega a 95% da população mundial.
Na passada 6ªfeira assinalou-se o Dia Mundial da Rádio, cuja 1ª emissão foi há 69 anos, estando de parabéns todos os radialistas, e todos os que consomem rádio.
Sendo uma importante fonte de informação e entretenimento, a competência dos jornalistas atrai novos ouvintes.
A rádio sempre nos trouxe notícias em directo,informou-nos na possibilidade de arranque de revoluções, é encorajadora na movimentação de massas, está presente em causas solidárias, motiva os ouvintes, leva-nos onde quer que estejamos o desporto, a música, a cultura, a literatura, arte, religião, humor, entrevistas, debates, opiniões e tantos outros assuntos de interesse.
Molda a forma como comunicamos, encurta distâncias entre diferentes culturas, políticas, económicas e sociais.
Promove o desenvolvimento e a aprendizagem e ao mesmo tempo contribui para um entendimento global.
Certamente que as rádios e os profissionais que lhes dão vida, não são alheios a toda esta crise que atravessamos.
Queremos deixar aqui expressa toda a nossa gratidão e o nosso obrigado a todos os homens e mulheres da rádio, a todos os que lhe dão vida, pelo trabalho digno que desempenham, principalmente as rádios que nos estão mais próximas, com votos de continuarem a difusão da sua missão com empenho, isenção e a proximidade que a caracteriza.

Um apontamento sobre o Dia Internacional da Vítima, assinalado a 22 de Fevereiro, que procura sensibilizar para a missão que cada um tem no apoio à vítima.
A APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, necessita de todo o apoio no atendimento que faz às vítimas, seus familiares a amigos, sendo que sobe o número de crianças assistidas como vítimas de alguma situação que interfere com o seu normal desenvolvimento.
A APAV está a fazer 25 anos de existência e a 13 e 14 de Maio realiza na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, a conferência «Vítimas de Crime na Europa: o futuro é agora».
A conferência tem especial enfoque no:
_ Direito à participação e informação.
_ Direito à protecção.
_ Direito a garantias no contexto dos serviços de Justiça Restaurativa.
_ Direito a serviços de apoio à vítima.
_ Apoio a vítimas com necessidades específicas de protecção.
_ Dimensão financeira da vitimização.
_ Prevenção e criminalidade não participada.
Como fomos informados pela sra vereadora na reunião de câmara de 5 de Novembro 2014 que estava prevista para Março ou Abril a abertura do Gabinete de Apoio à Vítima, neste contexto faria todo o sentido a participação do Concelho de Salvaterra de Magos. (fica a ideia)

Descentralização de serviços
Depois do ensino, o governo está a estudar a transferência da gestão dos Centros de Saúde e Segurança Social para os municípios, no âmbito da descentralização de competências.
Embora o processo passe por um projecto-piloto em negociação com alguns municípios e comunidades intermunicipais, o caso está a ser estudado pelos ministérios.
Preocupa-nos esta tentativa de descentralização de competências e transferência de poderes, pois certamente será um meio do governo deixar de se responsabilizar por assuntos em que deve ter responsabilidade directa e que ao longo dos anos tem vindo a fragilizar.
Isto falando em bom português, e sacudir a água do capote.
Não acreditamos que o modelo atenda às necessidades das populações, e vimos nesta intenção uma sobrecarga de responsabilidades e encargos para as câmaras, pois o estado não pode abster-se dos seus deveres para com os cidadãos.
Actividades de Enriquecimento Curricular
Sobre a informação das AECs, aqui disponibilizada na última reunião de câmara, gostaríamos de saber como está o processo de normalização.
Se está normalizado, se está encaminhada a sua normalização, ou se estão asseguradas condições que minimizem os transtornos causados às crianças e aos encarregados de educação.

Festival das Sopas de Marinhais
No próximo dia 1 de Março terá lugar no pavilhão da Comissão de Festas de Marinhais o Festival das Sopas, Enchidos e Pão Caseiro, organização da comissão de festas local.
Oportunidade de uma boa tarde de confraternização saboreando a boa comida caseira que se faz em Marinhais.

As comissões de festas estão vivas, trabalham arduamente para organizar com sucesso as festas a que já nos habituaram.
Também a Comissão de Festas em Honra de Nª Sra da Glória do Ribatejo leva a efeito no mesmo dia uma prova de motocross, na pista da Lagoinha. 

Associação dos Amigos do Carnaval de Marinhais
São 6 dias de eventos, que terminam hoje, os levados a efeito por esta associação, em que um grupo de homens e mulheres voluntários atraíram ao concelho inúmeros visitantes.
O nosso reconhecimento a todos.

Clube de Trampolins de Salvaterra
Os nossos parabéns ao Clube de Trampolins de Salvaterra pela realização das Provas Qualificativas no passado fim-de-semana.
De realçar a descentralização do certame que decorreu no pavilhão desportivo de Marinhais, quem sabe se numas próximas provas poderão decorrer no pavilhão de Glória do Ribatejo.


Vereador Manuel Neves

Sem comentários: