quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015














Reunião de Câmara 4-2-2015


Associamo-nos ao executivo e partilhamos a sua preocupação pelo facto de as crianças de Marinhais poderem ter de ficar sem as Actividades de Enriquecimento Curricular, pois nem todos os pais têm facilidade e disponibilidade de receberem os filhos à hora que as aulas acabam. Alguns ainda têm os avós, mas também estes podem não ter essa disponibilidade.

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro
É comemorado hoje, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, dia que visa informar sobre factos reais da doença, apelando a uma aliança entre todos os intervenientes, profissionais de saúde, doentes, governos e indústria, no tratamento do cancro.
Em Portugal, morrem todos os dias 70 pessoas vítimas de cancro.
É uma das principais causas de morte no mundo, em que 8 milhões perdem a vida anualmente.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 40% dos cancros podem ser prevenidos e outros detectados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. Mais à frente na ordem do dia iremos isentar uma situação de rastreio, e não podemos deixar de dar importância aos rastreios pois muitas vezes servem para detectar estas situações em fases iniciais.
Como a incidência do cancro tende a aumentar, muitas destas mortes podem ser evitadas com maior apoio governamental e financiamento para programas de detecção, prevenção e tratamento. Soubemos hoje que o ministro da saúde, disponibilizou 40 milhões de euros para prevenção e tratamento desta doença. Valha-nos isso.
Devem ser tomadas medidas de consciencialização sobre o cancro e desenvolver estratégias práticas para lidar com a doença.
O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro é oportunidade para divulgar entre as pessoas e nos meios de comunicação social, alertando para tão grave problema, despertando consciências.
O cancro não é apenas um problema de saúde, tem implicações sociais, económicas e de desenvolvimento que atinge ricos, idosos e países desenvolvidos, sendo actualmente considerado uma epidemia global.
Muitos,considerados antes uma sentença de morte, têm cura nos dias de hoje, sendo possível prevenir um em cada três casos dos tipos mais comuns de cancro.
Ainda mais doloroso é, quando estão afectadas crianças.
Daí também assinalar a 15 de Fevereiro o Dia Internacional da Criança com Cancro, em que se relembra mais uma vez para a necessidade de melhores tratamentos e medicamentos, para diagnóstico precoce que é fundamental para ajudar as nossas crianças.
Conforta-nos saber que Portugal é o 2º país europeu, e o 3º no mundo com mais dadores de medula óssea por milhão de habitantes.
Saudamos todos os doentes do nosso Concelho, cujo dia se assinala a 11 de Fevereiro, partilhamos as suas dores e preocupações, realçando a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.


Saudamos a Associação ShorinjiKempo, pela passagem de mais um aniversário, o 13º  a 1 de Fevereiro. 13 anos na ocupação de jovens e adolescentes do nosso Concelho, nas artes marciais.
Também o Núcleo Motantíqua de Marinhais irá celebrar o 11º aniversário no próximo dia 13 de Fevereiro.
Os nossos parabéns a estas associações aniversariantes.

Uma saudação especial para todas a associações que aproveitam a época do carnaval que se aproxima, para levarem a efeito eventos como meio de angariação de fundos, que ajudam a suportar as actividades que vão desenvolvendo.
Um aparte especial para a Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais, que certamente nos deliciará com belos festejos à semelhança dos anos anteriores.
Desfiles das escolas no dia 13 de Fevereiro, 6ª feira.
Bailes no sábado, domingo, 2ª feira e 3ª feira.
Desfiles no domingo e 3ª feira.
O tão aguardado enterro do bacalhau na 4ª feira.
Espectáculos, humoristas, surpresas e prémios, para tudo isto um grupo de homens e mulheres tem trabalhado arduamente nos últimos meses para nos mostrar o melhor carnaval do Concelho.
A eles as nossas felicitações.


Salvaterra de Magos, 4 de Fevereiro de 2015


Vereador Manuel Neves

Sem comentários: