quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015














Reunião de Câmara de 04 de Fevereiro de 2015

Permitam-me que excepcionalmente ao que tem sido norma das minhas intervenções aborde brevemente dois temas extras.
Eleições na Grécia
Com o lema “A esperança está a caminho” as eleições na Grécia deram a vitória ao Syriza no recente acto eleitoral para o novo governo Grego. Por isso a mensagem que a austeridade começa a ser mandada para o caixote do lixo, esteve bem presente.
Esta vitória do Syriza é um momento particularmente importante porque rompeu com a ideia de que não pode haver alternativa à política de austeridade, apresentada como a única política na Europa. A vitória do Syriza mostra que isso não é assim. Os gregos deram esta lição de democracia à Europa, ao escolher a alternativa. Ao dizerem alto e bom som que querem quem reestruture a dívida soberana da Grécia, para que a Grécia tenha os recursos para criar emprego, para ter salário e dignidade. A vitória do Syriza é a vitória da dignidade contra a austeridade. É a vitória da democracia contra a chantagem.
O caminho não será fácil, mas a esperança ressurgiu mais fortemente com os ventos Gregos.
E por isso, também em Portugal todas as forças políticas terão de dizer de que lado estão. Do lado do primeiro governo da Europa que quer a reestruturação das dívidas soberanas de todos os países do Sul, acabar com a crise da Europa e com isso criar emprego e devolver esperança ao futuro; ou querem continuar numa política de submissão a Angela Merkel, de submissão aos mercados financeiros, destruindo a Europa.
Bloco lança campanha pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental
Gostaria de informar que o Bloco de Esquerda arrancou com uma petição pública à Assembleia da República para a desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental.

Esta petição lançada em todo o país tem como objectivo dizer não à austeridade em Portugal. Afirmar que existe alternativa e ela constrói-se sendo capaz de dizer na Europa que Angela Merkel não manda aqui, que podemos ter uma Europa solidária e ter outra forma de utilizar a riqueza do nosso país.
Convidamos todas e todos a assinar esta petição que pode ser igualmente assinada online através do site peticao.bloco.org.
Sindicalistas iniciaram semana de protesto pelas 35h de trabalho
Dezenas de sindicalistas protestaram em frente ao ministério das Finanças para reivindicar a publicação dos acordos para a manutenção das 35 horas de trabalho semanais nas autarquias.

Activistas e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) entregaram, um ofício no ministério a exigir a publicação dos acordos colectivos de entidade empregadora pública (ACEP), que dizem estar por publicar na secretaria de Estado da Administração Pública.

De acordo com o presidente do STAL, Francisco Braz, desde o final de Setembro - altura em que o Governo anunciou que também iria participar nas negociações destes acordos celebrados entre autarquias e sindicatos, mais 50 autarquias assinaram acordos..

“A lei é clara e, tendo em conta a autonomia do poder local, ninguém pensa que as autarquias têm de ser geridas pelo secretário de Estado”, disse.
O sindicalista depositou, ainda, esperança no Tribunal Constitucional, a quem o Provedor de Justiça pediu a análise da intervenção do Governo na assinatura dos ACEP.
O TC não declarou a medida inconstitucional, mas deixou em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem, cada uma por si, manter os horários de 35 horas para os trabalhadores da administração pública local, através de negociação de acordos colectivos de trabalho com os sindicatos.
Contudo, para que os acordos entrassem efectivamente em vigor deveriam ser promulgados para publicação pelo secretário de Estado da Administração Pública, que até hoje não assinou nenhum.
Apenas os acordos das regiões autónomas foram assinados e publicados pelos governos regionais.
A luta continua pelas 35 horas de trabalho semanais nas autarquias, mesmo contra a vontade e deslealdade politica de muitos.
Actividades de enriquecimento curricular

Sra. Vereadora tivemos conhecimento que o município de Santarém, não assume a responsabilidade financeira com os professores que asseguram as actividades de enriquecimento curricular por atrasos das respectivas transferências do ministério da educação.
Gostaríamos de perguntar qual a situação no concelho de Salvaterra de Magos quanto ao garante deste pagamento aos professores que leccionam as actividades de enriquecimento curricular e se o ministério da educação tem assumido as respectivas transferências.

Resíduos Sólidos Urbanos
Sr. Presidente por diversas vezes temos trazido a reunião de câmara a problemática da recolha de resíduos sólidos urbanos. Todos sabemos que a prática do Sr. Presidente na oposição foi de aproveitamento politico das dificuldades que todos reconhecemos nesta matéria. Era sua prática ocultar qualquer alerta em reunião de câmara e utilizar uma campanha nos blogues. Não é essa a nossa postura.
Tem igualmente afirmado que desde que tomou posse reforço a recolha, como os contentores disponíveis e respectiva limpeza dos mesmos.
Sr. Presidente gostaríamos de novamente afirmar que esses supostos esforços têm sido em vão, pois o estado em que se encontram as nossas ruas respondem por si. Alertar igualmente para a total inoperância da recolha de monos, é tal o estado de algumas ruas no nosso concelho que circular nelas torna-se perigoso.
Certamente que o seu melhoramento passa por um melhor comportamento cívico da nossa população, mas esta maioria não pode refugiar-se neste facto para esconder a falta de resposta no que à recolha de resíduos sólidos urbanos diz respeito.
Cortes de árvores no parque de merendas de Muge
Sr. Vereador constata-se que o parque de merendas de Muge levou o corte final das árvores que ainda restavam. Tínhamos levantado muitas dúvidas sobre os cortes efectuados à um ano atrás, foi argumentado que se tratava de árvores doentes, e desta vez qual a justificação para este corte de árvores final? será que se justificava? pois todos sabemos esta megalomania da gestão do PS nos cortes de árvores, é assim um pouco por todo o concelho, nomeadamente na freguesia de Muge, jardins, ruas, cemitério, etc, não à árvores que escapa. Ou será que este corte foi para recolher fundos para a junta de freguesia pagar a divida que ainda persiste junto da comissão de festas?
Alunos da Escola do 1º Ciclo de Glória do Ribatejo sem aquecimento há 5 meses

Sr. Presidente temos durante este mandato assinalado o retrocesso que a maioria socialista tem desencadeado no nosso concelho no que se refere à educação.

Foi assim no permanente descuido na manutenção do centro escolar de Salvaterra de Magos, assim no abandono da construção do centro escolar de Foros de Salvaterra, assim na demagogia do centro escolar de Marinhais ao qual sempre se opuseram e nada fizeram para ser uma realidade, foi assim quando tentaram encerrar o estabelecimento de ensino em Muge. A toda esta politica de total desnorte levada acabo por esta maioria no que à educação diz respeito, o Bloco de Esquerda sempre se opôs apresentando propostas alternativas no reforço do apoio aos nossos jovens, em particular no ensino, diga-se, hoje na oposição, assim como no governo do nosso município ao longo de 12 anos, como provam os dois centros escolares do concelho, em Salvaterra de Magos e Marinhais, a requalificação do parque escolar nas restantes freguesias, no apoio aos jovens através das bolsas de ensino, nos prolongamentos dos horários escolares, nos transportes escolares, nos manuais escolares, nas actividades extras curriculares, etc, etc.

Tivemos oportunidade a quando do debate do orçamento para 2015 denunciar o ridículo do apoio inscrito em orçamento para a escola do 1º ciclo da Glória, com 500 euros definidos para 2015 e 1000 euros para 2016.
 
Sr. Presidente, Sra. Vereadora, o executivo municipal de Salvaterra de Magos esteve desde o inicio deste ano lectivo para reparar o sistema de climatização de uma das salas da escola EB1 de Glória do Ribatejo.

As crianças afectadas foram obrigadas a levar cobertores de casa para se enrolarem de forma a suportar o frio deste inverno mais rigoroso, devido à persistente falta de aquecimento na sala de aula. 

O Bloco de Esquerda está preocupado com a persistência que foi a falta de aquecimento naquela Escola que, necessariamente, prejudicou as condições em que foram leccionadas as aulas e afectou os níveis básicos de conforto de alunos e professores.

Lamentamos profundamente o estado a que chegou as condições nas nossas escolas. Nunca se tinha assistido a tamanho desleixo.

Gostaríamos no entanto de congratular a maioria por ter finalmente solucionado, no dia de ontem é certo, a situação de falta de aquecimento que tem perdurado durante todo o Inverno na EB1 de Glória do Ribatejo. E estamos profundamente convictos que nada esteve haver com a nota de imprensa do Bloco de Esquerda a denunciar esta situação, foi só pura coincidência.

30º Aniversário do Centro de Bem-Estar Social da Glória do Ribatejo

Para terminar queria saudar o Centro de Bem-Estar Social da Glória do Ribatejo no seu 30º Aniversário ao qual tive muita pena de não estar presente pois nesse mesmo dia assinalou-se o primeiro aniversário de dois dos meus filhos.
Registamos da cerimónia e das respectivas intervenções, Presidente da Instituição e Presidente da Assembleia Municipal, dois destacados dirigentes do Partido Socialista do concelho de Salvaterra de Magos, uma concordância com as propostas do Bloco de Esquerda, no reforço do apoio social em tempos de grandes dificuldades para a nossa população. Só temos que lamentar o facto de não serem consequentes e estarem ao lado do Bloco de Esquerda nessa mudança. Muitas oportunidades tiveram. Foi assim na proposta de alivio fiscal aos nossos munícipes sem perda de receitas para o município, foi assim na proposta de comparticipação nos medicamentos aos mais idosos, na proposta de abertura das cantinas escolares nas respectivas férias, no impedimento de retirar a prioridade no acesso à habitação social no "bairro da 3ª idade" aos nossos seniores, etc, etc.
Tudo o que se assistiu não é novidade para todos nós, ainda nos lembramos bem da tomada de posse dos órgãos municipais. O que lamentamos é que esta disputa interna do Partido Socialista por protagonismos levem a descuidar a gestão dos diversos órgãos autárquicos e o bem estar da nossa população.
Ao ponto de defenderem a não construção do pavilhão da Glória do Ribatejo, ainda nos lembramos do PS a votar contra o pavilhão de Salvaterra de Magos, perdendo com isso a possibilidade de uma segunda candidatura ao pavilhão dos Foros de Salvaterra, e agora temos a confirmação que nem o pavilhão de Glória do Ribatejo é útil, assim vai a aposta do PS na juventude e no desporto.


Vereador Luís Gomes

Sem comentários: