quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015










Taxa de limpeza de fossas no concelho de Salvaterra de Magos mais do que triplica

Os acertos em curso entre os municípios e a empresa Águas do Ribatejo apontam para introduzir um aumento de 361,1% no serviço de limpeza das fossas no concelho de Salvaterra de Magos.
Este aumento advém da passagem da respectiva competência para a empresa Águas do Ribatejo, reflexo de legislação que compromete as freguesias, que até agora assumiam essa limpeza, por não possuírem meios técnicos exigidos por lei.
Este aumento de 361%, previsto no tarifário das Águas do Ribatejo, estabelece um valor de 65.50 euros pela limpeza de fossas, quando as freguesias do concelho de Salvaterra de Magos praticam, em média, 18.00 euros por limpeza.
O Bloco de Esquerda está contra este aumento, considerando as dificuldades que a maioria das famílias atravessa. Manifesta muitas dúvidas sobre a capacidade de resposta da empresa Águas do Ribatejo às necessidades de mais de 1500 habitações do nosso concelho. Acresce que o acesso a este serviço, que passa a estar localizado somente em Salvaterra de Magos, tornar-se-á certamente mais difícil.
Caso a Águas do Ribatejo e a Câmara Municipal não revertam a entrada em vigor desta medida, poderão vir a surgir problemas de saúde pública no concelho de Salvaterra de Magos, como consequência de um aumento "forçado" de limpezas ilegais de fossas, que deve ser prevenido a todo o custo.
O Bloco de Esquerda exige um tarifário ajustado à crise que atravessamos e meios suficientemente eficientes para a prestação do serviço, assim como acautelar um tarifário social para as famílias mais carenciadas. Municípios e Águas do Ribatejo têm de contratualizar um programa que evite este aumento brutal da taxa de limpeza de fossas.
Neste sentido, o Bloco de Esquerda irá solicitar reuniões à Administração da empresa Águas do Ribatejo e ao Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, para procurar encontrar soluções para os problemas resultantes desta transferência de competências para a Águas do Ribatejo e respectivas consequências para os nossos munícipes.

Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos

Sem comentários: