quarta-feira, 4 de março de 2015


















Celebrar o Dia da Mulher na Escola Profissional de Salvaterra de Magos

Manuela Tavares feminista há mais de 20 anos, aliando um passado de activismo à reflexão teórica, Manuela Tavares vai estar no Auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, esta sexta-feira, dia 6, a partir das 15.00.
Falará para os alunos e professores da escola, a propósito do Dia Internacional da Mulher e não deixará certamente de explicar por que faz sentido ser feminista, ainda hoje.
Manuela Tavares foi fundadora da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e uma das mulheres que, no início da década de 80, se levantou nas galerias da Assembleia da República, exibindo uma T-shirt com a inscrição “Eu abortei”. Em 2008 defendeu uma tese de doutoramento sobre “Feminismos em Portugal (1947-2007) ”. Um trabalho a explicar a razão porque, em Portugal, subsiste a ideia feita de que o feminismo é algo negativo. Sob o nome de “Feminismos”, essa tese foi publicada em 2011, pela editora Texto/Leya.

Na palestra que fará na Escola Profissional de Salvaterra, Manuela Tavares evocará provavelmente o sentido do seu percurso activista. As desigualdades no acesso ao trabalho e a violência que todos os anos vitima dezenas de mulheres --- numa escalada que parece não parar --- são motivos mais do que suficientes para ir ouvir uma das mais reputadas feministas portuguesas.


Sem comentários: