terça-feira, 28 de abril de 2015














Reunião Câmara 15-4-2015


25 Abril 74
Na madrugada de 25 Abril de 1974, Portugal assistiu a um feito inacreditável para alguns.
Uma revolução pacífica, que um movimento militar levou a efeito, tornando o nosso país totalmente diferente.
Por detrás destes acontecimentos estão 40 anos dum regime autoritário que governava com mão de ferro, usando qualquer meio ao seu alcance para atingir os seus fins subjugando um povo.
Vivíamos num país votado ao isolamento, se ansiávamos por um futuro melhor faltavam-nos as oportunidades, a pobreza e a fome eram uma convivência diária, e a economia nacional era fraca, sem esperanças de revitalização, tendo ainda que alimentar uma guerra sem nexo, como o são todas as guerras, onde jovens portugueses eram estropiados, com perca de vidas de ambos os lados.
Vivia-se sob o efeito da opressão e despotismo exercido pelos órgãos de poder e pelas classes sociais mais favorecidas, não havendo liberdade de imprensa, a verdade era camuflada ao sabor do regime.
Os direitos dos trabalhadores eram palavras vãs.
O descontentamento era crescente e por fim as forças armadas levaram a efeito a concretização de um golpe militar contra o regime de então.
Este dia, 25 de Abril, é o dia em que Portugal deu os primeiros passos rumo à democracia.
A vida no país após a revolução caracterizou-se pela vivência e participação democrática do povo, eleições livres para os diferentes órgãos do poder, liberdade de opinião, respeito pelas conquistas dos trabalhadores, direito à greve, direito a segurança social e saúde, salário mínimo, férias subsidiadas.
Enfim, os portugueses tinham uma vida melhor.
Hoje, passados que são 41 anos, algumas das conquistas foram esquecidas.
A situação do povo português agravou-se, enfrentam aumento de impostos, cortes nos vencimentos, eliminação de subsídios, aumento do custo de vida, encerramento de empresas que geram aumento de desemprego, e onde o capitalismo volta a reprimir quem mais necessita.
A liberdade conquistou-se, mas devemos ter em conta que liberdade significa também responsabilidade e, neste caso a responsabilidade de defender os ideais de Abril.
Cabe-nos a herança de defender esta liberdade e em tudo contribuir para a sua continuidade.
O governo PSD/CDS atrofia a povo português, vendeu-nos a credores sem escrúpulos, retira a esperança duma vida melhor pois grande parte da população portuguesa vive no limiar da pobreza, torna obscuro o futuro dos nossos jovens, dificulta a velhice dos mais idosos e destrói os planos que os casais têm para os filhos.
Celebrando este dia, celebramos e honramos os que na madrugada de 25 de Abril de 74 nos proporcionaram ter uma vida melhor, e que certamente agora se sentem defraudados por ver que os caminhos de liberdade que abriram estão de novo a estar tortuosos.


1º de Maio / Dia do Trabalhador
Quando em 1886 os trabalhadores que levaram por diante a 1ª manifestação nas ruas de Chicago, e que teve uma adesão de milhares de manifestantes, certamente nunca pensaram que este dia viria a ser consagrado como Dia do Trabalhador e celebrado livremente em quase todos os países do mundo.
Em Portugal, só a partir de Abril de 74 é que se voltou a comemorar livremente, sem repressões, pois antes qualquer sinal de manifestação era reprimido pelas autoridades. Manifestaram-se os trabalhadores agrícolas que trabalhavam de sol a sol, funcionários que trabalhavam 10/12 horas por dia com baixos vencimentos, estudantes sem perspectivas de futuro, idosos com míseras reformas.
É dia dos trabalhadores saírem à rua, na exigência dos seus direitos, direitos consagrados na constituição e tantas vezes esquecidos.
É importante este dia para todos os que lutam em defesa duma sociedade mais solidária e mais justa, e onde é realçada a necessidade dum maior progresso social e económico.
Se é verdade que o povo português teve nos últimos anos uma melhoria do nível de vida, estas melhorias têm vindo a enfraquecer e estamos muito afastados da média comunitária, sendo o salário mínimo um dos mais baixos da Europa, os apoios sociais ficam muito aquém do resto da União Europeia e a prova disso é que os responsáveis governamentais aconselham os jovens a emigrar para esses países.
É dia de alertar o governo, os que têm o poder, que no seio do povo vive o descontentamento, o povo sofre, as suas reivindicações não são atendidas e os seus direitos estão a ser sistematicamente violados.
Vivemos actualmente em crise, com um decréscimo de direitos adquiridos e é cada vez mais importante reconquistar o que à custa de sacrifícios temos vindo a perder.
O nosso voto de louvor a todos os sindicalistas que saiem em defesa dos trabalhadores, e a todos os trabalhadores que saindo à rua em manifestação neste dia, fazem ouvir o seu grito de revolta em defesa dos seus direitos.
Em defesa dos direitos de todos.


Associativismo Jovem
No próximo dia 30 de Abril vão passar 11 anos (30-4-2014) de existência da comemoração do 1º dia do associativismo jovem, pretendendo-se reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa, veículo de aprendizagem social, e sublinhar o papel dos jovens na promoção e visibilidade do movimento associativo junto da sociedade.
O nosso concelho, rico em associações onde militam uma grande camada de jovens, vê neles, um dos impulsos que mantem vivas essas associações.
Além disso são também uma força dinâmica no sistema empresarial que fortalecerá o nosso concelho.
Enaltecemos os jovens que promovem actividades e desenvolvem na nossa comunidade e que sendo um marco significativo na vida comunitária, dão mais visibilidade ao nosso concelho. 


Dia Mundial do Escuteiro
Assinalado a 23 de Abril, dia de S. Jorge patrono do escutismo.
Fundado por Baden-Powell em 1907, o Movimento Escutista é actualmente o maior Movimento Mundial de Juventude, onde militam mais de 30 milhões de associados em todo o mundo.
Com o objectivo de tornar os rapazes e raparigas cidadãos exemplares, enaltecem a natureza com actividades ao ar livre, têm como finalidade serem saudáveis para desenvolver noções de dever para com a Pátria e o próximo, tendo o lema «Estar Sempre Alerta para Servir».
Congratulamo-nos pela riqueza dos 3 agrupamentos do nosso concelho, Salvaterra de Magos, Marinhais e Glória do Ribatejo onde militam quase 300 escuteiros, a quem desejamos longa vida e votos de sucessos escutistas nas actividades que desenvolvem.
O CNE, Corpo Nacional de Escutas, é uma das mais de 200 associações escutistas que existem no mundo e que constituem a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME).


Conferência de Apoio à Vítima
Assinalamos a realização da conferência da Rede de Apoio a Familiares e Amigos da Vítima na sede da PJ em Lisboa a 7 de Abril, dedicada a profissionais e voluntários que lidam directamente com este assunto.
Estudos envolvendo instituições nacionais, concluíram que em cada mil portugueses com 60 ou mais anos, 123 são alvo de violência por parte de familiares ou amigos, sendo vítimas de negligência.
Actualmente a violência doméstica, sobretudo contra mulheres, atinge níveis alarmantes, com agressões físicas e violência sexual. O índice de violência sobre as crianças também sobe assustadoramente. É deveras preocupante o que nos tem sido relatado pela imprensa nos últimos dias, imprensa que tem um papel importante na denúncia destes casos.
Assinalamos a importância dos Gabinetes de Apoio à Vítima, onde podem ocorrer discretamente os interessados na procura da resolução dos seus conflitos, quer sejam ou não famílias assinaladas ou referenciadas pelos órgãos competentes.  
Louvamos a CPCJ de Salvaterra de Magos, pela realização hoje da Marcha Azul, que mobilizou as crianças do nosso concelho.
Todas as acções levadas a efeito nunca são demais para relembrar os que sem se poderem queixar são vítimas de maus-tratos.
Acrescentamos ainda a informação de munícipes que estranharam o facto de o município não estar presente.


Incentivos à Fixação de Médicos
Foi noticiado que estes incentivos têm suplementos financeiros ao longo de 5 anos, com outras garantias para o agregado familiar por parte do poder central, e outras por parte do hospital ou centro de saúde onde desenvolva a actividade.
Esperamos que o concelho de Salvaterra de Magos possa vir a ser beneficiado com este programa, colmatando de vez a falta de profissionais de saúde com que nos debatemos há anos. Entendemos que não é com uma oferta precária que se resolve a dificuldade no acesso aos cuidados de saúde, que dificultam a vida a quem recorre a estes serviços.

Endereçamos os nossos parabéns ao Clube de Andebol de Salvaterra pela passagem de mais um aniversário no próximo dia 24 de Abril, e à Associação Glória BTT,Desporto e Ambiente também pela passagem de um aniversário a 28 de Abril (28-4-2005).
ÀComissão de Festas em Honra de Nª Sra da Glória, pela admirável mostra do fogo que nos proporcionou no passado dia 5 de Abril.
Como o nome indica, certamente será uma mostra digna do que poderemos apreciar em Agosto próximo.
E ainda à União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra pela realização da 19º Mostra Gastronómica, que atraiu ao certame não só naturais do concelho mas também dos concelhos vizinhos.


Algumas reparações necessárias
Já aqui chamei a atenção numa anterior reunião de câmara, que depois da intervenção da empresa Águas do Ribatejo na rua da Lagoa em Marinhais a via ficou com depressões, algumas já bastante acentuadas e de profundidade preocupante.
Seria bom intervir quanto antes.

As estradas asfaltadas estão em muito mau estado, em Marinhais não é excepção e na rua Manuel Maria Brardo, que liga a rua João Pinto Figueiredo à EN nº 367 bem no centro da vila, a mesma está bastante danificada.
  


Vereador Manuel Neves


Sem comentários: