quarta-feira, 6 de maio de 2015














                                     Reunião de Câmara de 6 de Maio de 2015

CPCJs
Ainda sobre as CPCJs, em particular a CPCJ de Salvaterra de Magos, cabe-nos valorizar a moção aprovada por unanimidade Assembleia Municipal de 29 de Abril, e os seus conteúdos.
São entidades públicas com provas dadas, com funções muito precisas de apoio às crianças e jovens, que se tornam cada vez mais necessárias nos tempos conturbados que vivemos.
Com funções muito específicas de sinalizarem perante as entidades competentes falhas ao nível de segurança social e pública, educação e saúde, e vivência na vida familiar. As CPCJs têm actualmente um papel crucial na ajuda e mediação à integração na sociedade dos utentes.
Estaremos atentos à vida desta entidade, esperando que não seja alvo de cortes, pois como já atrás afirmámos, é de extrema importância no nosso concelho. 

Relatório da Crise da Caritas da Europa 2015
A Cáritas divulgou que Portugal foi entre os 7 países atingidos pela crise na União Europeia, o que registou maior aumento da taxa de risco de pobreza e exclusão social em 2013.
Os apoios a famílias foram reduzidos afectando fortemente o potencial futuro das crianças.
São dados do Relatório da Crisa da Cáritas da Europa 2015 com o tema «O aumento da pobreza e das desigualdades», visando essencialmente a pobreza infantil.
Analisando dados estatísticos, permitiu-se medir com fidelidade a situação socio económica da população, desde a classe média até àqueles que estão em situação de particular vulnerabilidade.
Portugal é referenciado com uma taxa de pobreza infantil de 24,4%.
Atingidos de forma mais desproporcionada são os grupos de rendimentos mais baixos, e as oportunidades de vida de muitas crianças são afectadas negativamente pelas situações de trabalho precário, cortes de benefícios e redução de serviços essenciais.
Entre outras recomendações, a Cáritas aponta que é preciso reduzir a pobreza nos grupos de risco, como as crianças, os idosos e os trabalhadores pobres.

Imigrantes do Mediterrâneo
Valorizamos ainda a atenção dada na mesma assembleia à catástrofe que actualmente se está a viver no Mediterrâneo e que está incontrolável.
Provocada pelas políticas do homem que deu como resultado um desequilíbrio económico tal, que muitos arriscam perder tudo em busca duma vida melhor.Sabemos que estão a causar situações críticas, mas antes de tudo são seres humanos com a dignidade a que têm direito e precisando de quase tudo.
A Guarda Costeira italiana divulgou o resgate no fim-de-semana de cerca de 3700 imigrantes ao largo da costa Líbia em 17 operações.
Este ano já morreram 1750 imigrantes ilegais que tentaram chegar à Europa por via marítima através do Mediterrâneo. Nestes não estão contabilizadas as centenas, assassinados à paulada pelos traficantes antes de partirem.

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Assinalando este dia a 3 de Maio, pretende-se promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, impedindo violações a essa liberdade e lembrar os jornalistas a quem são impostas limitações no exercício da sua profissão.
Esta liberdade permite a difusão de notícias sem interferências que a condicionem, bem como promover troca de pensamentos e modelos de trabalho, sem fontes de pressão.
Rejeitamos ao evocar este dia, qualquer espécie de intimidação sobre o jornalismo livre, e saudamos a liberdade de imprensa como veículo de promoção da democracia ao serviço do povo.

Os nossos parabéns ao Rancho Folclórico de Salvaterra de Magos pela passagem do 35º aniversário no passado dia 1 de Maio (1-5-1980).
Assim como ao Rancho Folclórico «As Janeiras», pela passagem do seu 34º aniversário no dia 3 de Maio (3-5-1981).
A estes dois grupos de danças, os nossos votos de sucesso na representação do nosso concelho.  

O Agrupamento 68 de Salvaterra de Magos, Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, também está de parabéns por ter atingido mais um aniversário ao serviço das crianças e jovens. As Bodas de Ouro que o agrupamento mais antigo do concelho celebra, são o resultado meritório dum grupo de homens e mulheres que ao serviço do voluntariado têm ensinado a respeitar a natureza, ajudar o próximo, e a amar a Deus e à Pátria desde 2-5-65.

Clube de Trampolins de Salvaterra
Nos campeonatos nacionais que tiveram lugar em Santo Tirso nos dias 2 e 3 de Maio, a atleta Ana Gomes do Clube de Trampolins de Salvaterra, sagrou-se Campeã Nacional de Trampolim Individualem ÉlitesJúniores.
Venceu ainda em parceria com a atleta Mariana Carvalho de Carcavelos, a prova de Trampolim Sincronizado.
Com esta prestação foi apurada para o Campeonato do Mundo na Dinamarca.
A atleta Ana Ferreira alcançou a medalha de bronze em trampolim sincronizado.
Ainda nesta modalidade, Lucas Santos em juvenis, sagrou-se vice-campeão nacional com Henrique Moreira da Sociedade Filarmónica Gualdim pais.
Ao Clube de Trampolins, aos atletas e seus familiares os nossos parabéns.

Taekwondo
Parabéns também ao atleta João Félix Simões de Marinhais, pois atingiu o pódio no III Open Internacional de Sintra de Taekwondo.
Nas meias-finais já tinha garantido o 2º lugar, lugar que manteve após a disputa da final.
Felicitações também aos treinadores e familiares.


Comissão de Festas em Honra de S. Miguel Arcanjo, de Marinhais
Levou a efeito no passado sábado a Mostra do Fogo, como o nome indica uma amostra do que certamente vão ser as festas em agosto próximo.
Com todas a dificuldades que advém deste certame, desejamos as maiores felicitações ao grupo de homens e mulheres que trabalham para manter viva esta tradição.

Dia da Zona Pastoral
Decorreu a 26 de Abril o Dia da Zona Pastoral de Salvaterra de Magos, este ano no Granho.
Sendo o dia que por excelência congrega quase todos os cristãos do nosso concelho, e tendo já percorrido todas as freguesias, é fértil na passagem de testemunhos e troca de ideias, e serve acima de tudo como meio de encontro com toda a comunidade paroquial.
Endereçamos os nossos agradecimentos a todas as Associações que levando a cabo as suas actividades, permitiram tornar mais ricas a celebrações de 25 de Abril e 1º de Maio.

Com a requalificação de que está a ser alvo o antigo mercado diário de Marinhais, está-se a demolir a construção que serviu de sede ao banco Totta Açores.
Numa anterior reunião questionei se a «barraca» era para demolir e quando, ao que o sr. Presidente respondeu que seria numa segunda fase.
Já ouvimos dizer que é para deslocar o Parque Infantil. É verdade?
O piso do actual parque carece de intervenção urgente pois os que se servem do espaço, as crianças, não conseguem andar ou correr com segurança.

Vereador Manuel Neves


Sem comentários: