quarta-feira, 24 de junho de 2015









           Nota de Imprensa

PS DEIXA CAIR VICE-PRESIDENTE DA CM DE SALVATERRA DE MAGOS E DEIXA MUNICÍPIO SEM RUMO
O PS de Salvaterra de Magos respondeu à saída de João Oliveira da Vice-presidência da Câmara Municipal com o compromisso de recandidatar Hélder Esménio à presidência nas eleições que terão lugar em 2017. Uma autêntica fuga em frente, cujas consequências atingirão o Município e os Munícipes de Salvaterra de Magos.
Nada obrigava o PS a tomar tal decisão. Falta muito tempo para as próximas eleições autárquicas e nenhuma força política em todo o país anunciou os seus candidatos. Só há uma justificação para este ato desesperado: o anúncio do apoio à recandidatura do actual presidente procurou esconder a crise da Câmara, diminuir o impacto da saída de João Oliveira, dissimular as relações degradadas entre Hélder Esménio e o PS e a falta de autoridade política do PS no Executivo camarário. Infelizmente, sempre que se dissimulam problemas, estes tendem a agravar-se e só se pode esperar o pior desta tentativa de tapar o Sol com uma peneira.
Por seu lado, o presidente da Câmara aproveitou a crise aberta para reforçar os seus poderes pessoais e encostar a direcção concelhia do PS às tábuas. Já não é só o Executivo que está em crise. O anúncio do apoio à recandidatura de Esménio é um ato desesperado de um PS fracturado e desorientado. O PS ficou preso ao problema e não vislumbra solução para o impasse que está criado.
O comunicado do PS é igualmente revelador da (falta de) elevação política da sua direcção concelhia. Não se refere à saída do Vice-presidente e não deixa uma linha de reconhecimento do trabalho realizado por João Oliveira. Tenta, simplesmente, ignorá-lo, desvalorizá-lo e descartá-lo. Uma verdadeira afronta a um dos seus melhores autarcas.
O mais importante e lamentável deste processo e do comunicado do PS é a demonstração de que o Município se encontra sem rumo. Neste momento só tem uma estratégia: a que é imposta pessoalmente pelo presidente e que tem vindo a revelar-se um verdadeiro desastre para o Município. Basta reparar na desproporção do dinheiro que tem sido gasto em festas e mais festas e em programas de TV para promoção pessoal.
Em contrapartida, Esménio recusa-se a aprovar uma proposta de comparticipação do Município nos medicamentos dos idosos carenciados, apesar de cada vez haver mais idosos a deixar de adquirir medicamentação por falta de recursos. Seria uma medida da mais elementar justiça e solidariedade para com quem devemos a maior atenção. A anterior presidência não hesitaria em aprová-la e colocá-la urgentemente em execução, não obstante sempre ter mantido as contas da Câmara em grande equilíbrio, como é reconhecido pelas entidades oficiais.

O Bloco de Esquerda e os seus Vereadores continuarão a trabalhar na denúncia do que está mal, na elaboração de propostas para que a situação melhore e, principalmente, na construção de uma alternativa que relance o concelho de Salvaterra de Magos nos caminhos do progresso e do desenvolvimento.

Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos

Sem comentários: