terça-feira, 30 de junho de 2015



Reunião câmara 30-6-2015 

Municipalização do Ensino
Estamos a chegar ao fim do mês de Junho, mês que as autarquias aderentes deveriam assinar com o governo os contractos relativos à descentralização de competências na área da educação.
Alguns autarcas estão convencidos de algumas vantagens, mas este projecto é arrasado pelo Concelho de Escolas, porque segundo dizem, os serviços privados ficam com as portas abertas para interferir no ensino público em áreas como administração escolar, papelarias, refeições, bibliotecas, serviços de apoio educativo e desporto escolar.
Um pouco por todo o país seguem-se manifestações, em que vozes se levantam contra esta medida de municipalização do ensino, principalmente dos professores, que ainda adiantam ser o momento dos partidos assumirem compromissos.
A Plataforma Sindical, anunciou que 97,5% dos professores disseram não à municipalização, não concordando especificamente com a entrega de competências pedagógicas e de gestão de currículos às câmaras.
Associamo-nos a este movimento contestatário, pois entendemos que o governo não pode deixar de assumir as suas obrigações, empurrando para outros o que é de sua inteira responsabilidade. 

Escola Profissional
Está de parabéns a Escola Profissional de Salvaterra de Magos pois um grupo de alunos adquiriu na Dinamarca certificação de competências, do curso de restauração.

Ainda no âmbito da Mostra Nacional «Ciência na Escola» promovida pela Fundação Ilídio Pinho, um grupo de alunos viu o seu trabalho ser reconhecido.
No passado dia 9 de Junho, os alunos do Curso de Electrónica com o apoio dos cursos de Comunicação e Contabilidade, presentes na 12ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho na Associação Empresarial da Região de Castelo Branco, receberam um prémio de 3250.00€ para dar continuidade ao projecto duma inovadora cama multiarticulada que visa criar condições de mobilidade a pessoas acamadas.
Os galardoados estiveram no concurso a nível nacional onde participaram outros 700 projectos.
De salientar ainda que receberam elogios do 1º ministro e do ministro da educação.

Junta de Freguesia de Marinhais
No próximo dia 9 de Junho, Marinhais celebra 30 anos de elevação a vila (9-7-1985).
Terra de gente trabalhadora que ao longo dos anos conseguiu desbravar terrenos incultos tornando Marinhais na vila bonita que hoje é. Aprazível, que sabe acolher os forasteiros que a procuram quer em veraneio ou para se fixarem, ajudando-a a crescer cada vez mais.
Deixamos aqui as maiores felicitações a Marinhais, aos autarcas que decidiram o destino da vila, às associações e colectividades que a ajudaram a crescer e que têm feito um reconhecido trabalho associativo, mas principalmente a toda a população que sabendo muito bem o que quer, sempre soube dignificar a terra onde nasceram, onde vivem e onde regressam. 

Associação Ternura Popular
Leva a efeito uma Mostra de Artesanato Solidária no dia 5 de Julho na Rua Padre Cruz em Salvaterra de Magos.
Um meio de angariar fundos para a obra voluntária que mantêm. 

Campeonato Nacional de Estrada
No Campeonato Nacional de Estrada 2015, Masters e Élites, que decorreu em Braga de 26 a 28 de Junho, destaque para o César Martingil numa prova que tem no seu percurso a difícil subida do santuário do Sameiro.
Parabéns ao atleta pelos resultados que nos tem oferecido. 


Sr. Presidente, já por diversas vezes aqui chamámos a atenção sobre sacos com lixo que ficam abandonados em cima dos passeios, bem como no jardim da antiga Biblioteca.
Mais uma vez alertamos para o facto que se repete, pois os munícipes também nos alertam para a situação.


Uma vez que foi feita uma intervenção/fiscalização à Ponte D. Amélia, pode.nos informar do resultado dessa fiscalização?


Há falta de grelhas nas sarjetas um pouco por todo o concelho (talvez fruto do amigo do alheio), mas são situações de perigo que se devem reparar. Em Marinhais na Rua João Pinto Figueiredo frente ao nº 135, há mais de 2 meses que está o buraco aberto com uns sinais de trânsito todos partidos e uma grade de plástico a tentar sinalizar.


As estradas do concelho precisam de levar as bermas roçadas a bem da segurança rodoviária.
A EN nº 367 no interior da vila de Marinhais está a necessitar duma intervenção.


Acabei hoje de passar pela EN nº 118 e na zona da estação de Muge está a ser intervencionada, sendo o trânsito feito alternadamente com recurso a sinalização luminosa.
Pode-nos informar que intervenção está a ser levada a efeito?


Vereador Manuel Neves




Sem comentários: