terça-feira, 23 de junho de 2015











Sobre a constituição do Grupo Hospitalar do Ribatejo

O governo anunciou a intenção de juntar num único grupo o Centro Hospitalar do Médio Tejo e o Hospital Distrital de Santarém. A justificação governamental para a criação do chamado “Grupo Hospitalar do Ribatejo” é a de que esta fusão criará “sinergias”, aumentará a ”escala” das aquisiçõese tornará possível a “partilha de pessoal”.

Nos motivos apresentados para constituição do tal Grupo Hospitalar, em caso algum aparece a necessidade de aumentar a acessibilidade dos doentes aos serviços, de preservar uma escala humana nos tratamentos ou um incrementar a qualidade da assistência hospitalar.

No momento em que se degrada a qualidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ---basta ver os doentes frequentemente amontoados nas urgências do distrito --- é criminosa a insistência deste governo em mais centralizações e mais cortes.

Daí só poderão resultar mais dificuldades no acesso dos doentes às especialidades e à assistência hospitalar, a degradação dos serviços e uma maior desumanidade no acolhimento.

A degradação do SNS, sistematicamente promovida pelo atual governo, abre caminho ao negócio dos grupos privados na área da saúde. Cada vez mais, só acederá aos cuidados de saúde quem tem poder de compra, segundo a “leis do mercado” que este governo tanto reverencia.

O Bloco de Esquerda é contra esta fusão dos 4 hospitais distritais numa única unidade. Os resultados da anterior fusão dos 3 hospitais do norte do distrito permitem antever o que, de negativo, poderá trazer às populações nova centralização.

O Bloco de Esquerda não confia em quaisquer “estudos” encomendados pelo Ministério da Saúde, para fundamentar decisões políticas que prejudicam as populações.


A constituição do Grupo Hospitalar do Ribatejo tem de parar. É por esse objetivo que se baterá o Bloco de Esquerda.

Sem comentários: