sexta-feira, 17 de julho de 2015














Reunião de Câmara de 15 de Julho de 2015

Reuniões de Câmara Ordinárias de Julho
Na última reunião de câmara apelámos para a consequência que levou à antecipação da reunião de câmara de 30 de Junho, a necessidade de antecipar a mesma no sentido de respeitar o cumprimento legal na aprovação de contas da empresa Águas do Ribatejo e respectivo envio ao tribunal de contas originou, no nosso entender, uma ilegalidade, pois a respectiva antecipação remete para a realização de 3 reuniões em Junho e somente 1 em Julho o que compreende uma ilegalidade que se deve suprimir no garante da normalidade legal de funcionamento deste órgão.
Deixámos igualmente claro, se a lei permite-se esta antecipação, na forma proposta pela maioria, nada teríamos a opor.
A resposta foi o silêncio, o que muito nos surpreende-o, pois bem nos lembramos, especialmente os nossos munícipes, da prontidão em dinamizar a extinção de freguesias liderada no nosso concelho pelo Sr. Presidente ou na aplicação do horário das 40 horas para os trabalhadores do município, e agora Sr. Presidente, em que ficamos sobre o cumprimento desta legalidade?
Acordo para aplicação das 35 horas aos funcionários do município
Assinalamos como positivo e congratulamos o facto de estar para breve a reposição das 35 horas no município de Salvaterra de Magos.
Lamentar que tenha durado cerca de 2 anos, não recuperáveis, esta penalização aos funcionários do município, devido à falta de coragem politica do Presidente de Câmara e uma falha na solidariedade com a maioria dos municípios portugueses que mantiveram as 35 horas.
Lamentar que na sua intervenção pública tenha tido como motivação as queixinhas junto do Secretário de Estado, pelo facto de ter sido dos poucos a não aplicar as 35 horas e agora nada acontece.
Por último, lamentamos profundamente que tenha assumido, conforme acabou de afirmar, que os seus colegas têm algum suporte legal para aplicar as 35 horas. Demonstra uma total falta de lealdade para com este órgão, mas acima de tudo com os funcionários, sempre negou respeitar a lei e agora assume que as 35 horas tinham "algum" suporte legal.
Funcionamento da ETAR de Glória do Ribatejo
Sr. presidente nas últimas duas reuniões de câmara questionámos a maioria sobre o normal funcionamento das diversas etar`s que servem o nosso concelho. Nomeadamente se têm conhecimento da existência de dificuldades de funcionamento das mesmas, nomeadamente a etar da Glória do Ribatejo. Entretanto é publico de descargas dos esgotos a céu aberto na Glória do Ribatejo, contaminando a ribeira da Glória do Ribatejo, a barragem na propriedade da Casa Cadaval, ribeira de mugem e rio Tejo. Gostaríamos de lamentar a irresponsabilidade da maioria sobre esta matéria, pois mesmo alertados pela oposição nada fizeram, manifestando desconhecimento e desprezo sobre esta matéria. Gostaríamos de obter explicações para estas anormalidades e para quando a sua resolução definitiva, pois as limpezas em curso não satisfazem a resolução necessária da origem poluente.
Cuidados médicos, CTT e funcionamento da Junta Freguesia em Muge
Sr. Presidente, aquando do debate da delegação de competências do município para as Juntas de Freguesia e União de Freguesias e das respectivas transferências financeiras compensatórias, questionámos a maioria, através do Sr. Presidente, se estavam garantidas as premissas para as Freguesias e União de Freguesias assumirem as respectivas delegações de competências.
Todos sabemos hoje o porquê desta pergunta formulada pelos vereadores do Bloco de Esquerda. São demais evidentes as sucessivas ilegalidades cometidas, são conhecidas as incompetências, as demissões, as profundas divergências entre os responsáveis máximos das freguesias, uniões de freguesias e do município, num prejuízo claro para os serviços prestados à nossa população, isto tudo no seio de um único partido, o socialista. Como podíamos estranhar que o Sr. Presidente não conseguisse entendimentos com a oposição, pois nem com os da mesma candidatura existe capacidade de trabalho conjunto.
Manifestamos aqui muitas preocupações para o endividamento da Freguesia de Muge, que já levou ao encerramento de diversos locais de águas na freguesia, assim como de luz, inclusive a ameaça de cortes na própria sede da junta.
Sr. Presidente gostaríamos de saber se estão garantidos a execução das competências delegadas pelo município na junta de freguesia de Muge?
Certamente vai ter alguma dificuldade em responder, pois é estranho, ou não, o facto do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e respectivo executivo não terem estado presentes que na inauguração dos serviços dos CTT e serviços médicos em Muge, provavelmente "estão impedidos por ordem judicial de contactar ou de se aproximar com o Sr. Presidente", quem sabe?
Proposta de recomendação pela colocação de bebedouros no concelho de Salvaterra de Magos
Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Sra. Vereadora, muito estranhámos o comportamento de vossas excelências para a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda no sentido de recomendar ao executivo a colocação de bebedouros em falta no concelho de Salvaterra de Magos, assente num direito fundamental, o acesso à água.
Especialmente com base numa argumentação, que era necessário apresentar uma lista de localização desses mesmos bebedouros. Em outras propostas idênticas do Bloco, e quando assim o fizemos, estávamos a condicionar a maioria, ou que parece agora querem ser condicionados, quando apresentámos uma recomendação deixando espaço a esta mesma maioria para intervir conforme as possibilidades e prioridades que assim entendessem.
Nesse sentido voltamos a apresentar a recomendação para a colocação de bebedouros no concelho de Salvaterra de Magos, agora acompanhada por uma listagem por freguesia ou união de freguesias.
Proposta de recomendação pela disponibilização de material literário e/ou audiovisual que aborde temáticas LGBTI em equidade com os restantes documentos na Biblioteca Municipal Salvaterra de Magos e respectivos Pólos

Vereador Luís Gomes


 

Sem comentários: