quinta-feira, 10 de setembro de 2015














Reunião Câmara 9-9-2015



Associamo-nos à adesão ao projecto «Tricote esta ideia» em que se está a fazer uma manta de retalhos.
Tudo o que seja feito para alertar determinadas situações de pobreza, isolamento e abandono em que vivem os nossos idosos, nunca é demais e é de louvar.


Redução de IMI
Estando definido no orçamento de estado de 2015, as finanças poderão processar automaticamente o Imposto Municipal de Imóveis, IMI, com desconto.
As câmaras podem fixar uma redução da taxa com base no número de dependentes do agregado familiar do proprietário. Com 1 dependente a cargo, uma redução até 10%, 2 dependentes até 15%, e 3 dependentes até 20%.
É exigido que seja habitação própria e que esteja registada como domicílio fiscal do agregado familiar.
Claro que as Câmaras Municipais têm que decidir a adesão a este acordo, sendo avisadas de quantas famílias poderão beneficiar desta redução, e as Assembleias Municipais que se pronunciar até 30 de Setembro.
Algumas autarquias aderiram, outras rejeitaram o mesmo e outras ainda estão a ponderar sobre o assunto.
A nossa questão sr presidente é saber o que pensa de tal desconto que certamente iria ajudar e facilitar a vida de algumas famílias do nosso concelho.


Festa de Glória do Ribatejo
À comissão que permitiu a realização das festas de Glória do Ribatejo as nossas felicitações. Festas que tradicionalmente trazem ao nosso concelho milhares de visitantes que podem apreciar tudo o que de bom os glorianos nos podem oferecer.

Acabaram as festas no nosso concelho e é de louvar todos os que ano após ano permitem que esta tradição não acabe, sendo uma mais-valia para a economia local.
Estão de parabéns os grupos de homens e mulheres de Salvaterra de Magos, Várzea Fresca, Foros de Salvaterra, Granho, Marinhais, Muge e Glória do Ribatejo, que com grande esforço levaram a efeito as festas que acabam por ser do contento de todos.

Grupo de Danças «Os Lusitanos»
Parabéns ao Grupo de Danças Os Lusitanos de Marinhais pela realização do seu festival de folclore.
Inserido na 35ª Noite de Folclore de Marinhais durante as tasquinhas, atraiu como é hábito centenas de pessoas amantes deste espectáculo.
Parabéns também a todas as associações presentes, que permitiram tornar maior este certame.


Escola de BTT de Marinhais
Na prova disputada em Alter do Chão e entre 18 equipas participantes, a Escola de BTT de Marinhais classificou-se em 3º lugar subindo ao pódio.
Parabéns a esta recente associação que dá mostras de vontade de vencer.


Sandro Peixe
Destaque para o atleta Sandro Peixe que mais uma vez se evidenciou no Campeonato Nacional de Supercross que decorreu em Lustosa, Lousada.
Na categoria SX2 sagrou-se campeão nacional e ainda 3º lugar na categoria Élite.
As nossas felicitações ao atleta pois estes resultados são o mérito do trabalho intenso que vem realizando. 


César Martingil
É mais um atleta do nosso concelho que vem tendo resultados bastante consistentes nas provas onde participa, desta vez em Valência onde ganhou uma etapa.
Os nossos parabéns com votos de sucessos futuros.


Qualidade da água
Srpresidente, já várias vezes alertámos para o facto da qualidade de água que a empresa Águas do Ribatejo distribui no concelho, não ser a melhor.Um pouco por todo o concelho somam-se os casos de água de qualidade duvidosa, de cor escura acastanhada, inapropriada para uso doméstico.
As pessoas queixam-se e com razão, dizendo que ao entrarem em contacto com a empresa não obtêm resposta e acrescentando ainda que na hora de pagar a empresa não perdoa. Ou paga ou leva a água cortada.
Já é tempo de ver a situação esclarecida e resolvida de uma vez por todas pois chega-se ao ridículo de haver quem queira minimizar a situação.



Campeonato Nacional de Motonáutica
O sr presidente pode informar-nos como se encontra a situação da prova de motonáutica agendada para este mês no Tejo?


Início de novo ano lectivo
No próximo dia 21 de Setembro dá-se início a um novo ano lectivo.
Esperamos que com serenidade especialmente no nosso concelho, desejando que os alunos tenham todos os professores atempadamente.
Desejamos ainda um bom início a todo o pessoal docente e auxiliares, bem como aos alunos evidentemente.



Vereador Manuel Neves



Sem comentários: