quinta-feira, 10 de setembro de 2015














Reunião de Câmara de 09 de Setembro de 2015

Grupo Hospitalar da Lezíria
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) encomendou à consultora privada Antares Consulting, um estudo sobre a reorganização da oferta hospitalar.
Recorde-se que, no dia 7 de outubro de 2013, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e Entidade Pública Empresarial (EPE), assinaram um contrato com a empresa Antares Consulting, Lda (Contrato n.º 129/2013, referência 20130251). Este contrato visava a elaboração de um estudo sobre a reorganização da oferta hospitalar para a ARSLVT. Adjudicado por ajuste directo, este estudo custou 73.180 euros, mais IVA à taxa de 23%, perfazendo assim um valor total de 90 mil euros.
Sabemos que este relatório propôs a criação de um grande grupo hospitalar, o Grupo Hospitalar da Lezíria, que congregaria o hospital de Santarém e o Centro Hospitalar do Médio Tejo (que integra os hospitais de Torres Novas, Abrantes e Tomar). 
Uma proposta com estas características altera profundamente a rede hospitalar da região de Lisboa e Vale do Tejo, como tal, não pode desenvolver-se nas costas dos utentes, dos autarcas, dos profissionais de saúde, das populações nem da Assembleia da República.
Nesse sentido os deputados do Bloco de Esquerda fizeram a seguinte pergunta em 27 de Maio do corrente ano.
O Governo considera a possibilidade de criar o Grupo Hospitalar da Lezíria, congregando o hospital de Santarém e o Centro Hospitalar do Médio Tejo (que integra os hospitais de Torres Novas, Abrantes e Tomar)?
A resposta chegou a 02 de Setembro, que aqui partilho, e que sucintamente afirma, na sequência do processo de consulta pública, o Ministério da Saúde considera que não seria oportuno avançar com o projecto de portaria que visava a criação do Grupo Hospitalar da Lezíria.
Esta resposta tem tudo dito, este governo PSD/CDS adia a criação do Grupo Hospitalar da Lezíria, pois estamos em período eleitoral e esta medida não é muito popular. Sabemos se a coligação PSD/CDS ganhar as eleições temos mais um ataque ao SNS através da criação do dito Grupo Hospitalar da Lezíria. Interessante era saber qual a proposta do PS. Veremos se esta campanha às legislativas será esclarecedora sobre esta e outras matérias relevantes para a nossa região.
Lixeira em Salvaterra de Magos (Ponte da Madeira)
Sr. Presidente, gostaríamos de saber qual o ponto de situação da limpeza da lixeira da "ponte da madeira", se já terminou a respectiva limpeza em curso. A maioria afirmou que estava a proceder à sua limpeza, gostaríamos de saber o seu ponto de situação e quando prevêem terminar a respectiva limpeza. Gostaríamos de saber igualmente se já aprontaram as medidas para impedir a repetição deste acumular de lixos diversos neste local.
Para o Bloco de Esquerda é importante a sua limpeza, por isso várias vezes, aqui, apelámos para essa intervenção, mas igualmente importante é a sua prevenção de forma a não se repetir.
Apoio às comissões de festas do concelho e convites
Gostaria de associar-me ás diversas saudações às comissões de festas do nosso concelho e que fruto do seu trabalho e empenho proporcionaram a todos nós as excelentes festas que nos presentearam este verão de 2015.
No entanto gostaríamos de saber se existiram apoios suplementares a alguma comissão de festas em particular?
Muitas dúvidas existem sobre possíveis apoios a algumas comissões no sentido de ultrapassar dificuldades financeiras, e por uma questão de transparência e igualdade de tratamento achamos fundamental esse assunto ser esclarecido, pois em reunião de câmara nunca esteve presente propostas de reforço financeiro no apoio a festas.
Estranhamos igualmente a entrega de um convite aos vereadores da oposição da comissão de festas da Glória do Ribatejo para estarmos presentes na cerimónia oficial, visto ser o único convite entregue aos vereadores da oposição.
Gostaríamos de saber se foi o único que foi feito? se existiram algumas motivações para esse facto? e se existiram outros convites que não foram entregues?
Sinalização das lombas no concelho
O Bloco de Esquerda tem desde o inicio do mandato, proposto a colocação de lombas em vias fundamentais e onde se podem alcançar velocidades elevadas e com isso pondo em perigo a nossa população.
Na continuidade das nossas preocupações com as vias de comunicação do nosso concelho, perguntámos se referentemente a diversas vias de comunicação, que na altura, fizemos questão de enumerar, se estava previsto medidas de controlo de segurança, nomeadamente na velocidade e barreiras de protecção laterais.
Foi defendido que seguiriam o plano do Bloco de Esquerda em colocar soluções de controlo de velocidade nas vias de comunicação do concelho. No entanto Sr. Presidente temos constatado que diversas lombas de redução de velocidade não estão previamente assinalas, pondo em perigo a circulação rodoviária.
Neste sentido propomos que urgentemente a maioria tome medidas de forma a ultrapassar essas falhas graves de sinalização de lombas.
Obras na estrada nacional 114-3
Encontram-se a desenvolver obras na estrada nacional 114-3, gostaríamos de saber qual o seu motivo e quem é o responsável por esta intervenção. Mais uma vez chamamos atenção para a sinalização das mesmas, é verdade que tem melhorado, reflexo dos nossos sucessivos alertas, mas não é o suficiente.
Barragem de Magos
Temos assistido nas redes sociais a uma intensa informação e denuncia sobre a poluição na barragem de magos. As visitas e respostas do município a parecem consonantes e concordamos com elas.
Sr. Presidente não vamos cair na tentação demagógica que o Sr. Presidente e o Partido Socialista fizeram durante os 16 anos de oposição, exigir uma intervenção do Bloco de Esquerda na barragem de magos, quando sabem perfeitamente que não o é possível, pois estamos a referir um local da responsabilidade central.
Muito fizemos quando dignificámos este local, com a reabilitação do espaço público, munir a barragem de infra-estruturas e asfaltar a via de comunicação, pois o estado em que se encontra deve-se à gestão do Bloco de Esquerda.
Mas Sr. Presidente o concelho merece e exige mais que denuncias e queixas, é necessário intervir na limpeza e prevenção para futuras descargas poluentes. É isso que se exige na defesa de uma pérola do concelho que muito pode dar ao desenvolvimento do turismo na região.
Debate entre Paulo Portas e Catarina Martins
Permitam-me que nesta casa esclareça afirmações proferidas por Paulo Portas no debate tido ontem com Catarina Martins no âmbito das eleições legislativas e quando se referiu a Salvaterra de Magos e à gestão do Bloco de Esquerda neste município.
Esclarecer que transportes urbanos em Salvaterra de Magos só merece um comentário, convidar Paulo Portas a visitar o nosso concelho e perceber onde se situa, conhecer as suas gentes, costumes, tradições e economia.
Referir que sobre adjudicação directa, só existiu uma, a que se refere aos transportes escolares e porque o concurso público levado a cabo pelo município ficou deserto, fizemos uma adjudicação directa respeitando a lei, e à única empresa de transportes do município e que têm a concessão neste concelho. Portanto é falso não ter existido concurso público.
Quanto ao "Magos Bus", o município de Salvaterra foi chamada a pronunciar-se, no "âmbito da lei" sobre a proposta de 9 trajectos apresentada pela empresa Ribatejana e no seguimento de solicitações do município no sentido de garantir à nossa população transportes e meios de deslocação no concelho. A única participação foi concordar com o reforço de transportes no nosso concelho de forma a melhorar as condições de vida da nossa população.
Moção "Refugiados"

Vereador Luís Gomes

Sem comentários: