quarta-feira, 21 de outubro de 2015










Reunião de Câmara de 21 de Outubro de 2015

Notas prévias
Sr. Presidente assistimos a intervenções repetidas da maioria, a perguntas da maioria a si própria, demonstrando claramente as suas divisões e caminhos futuros diferentes. Enfim uma triste e dura realidade.

Municípios exigem revisão urgente da legislação para o poder local

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, defendeu que a "necessidade urgente" de rever a legislação para o poder local, adoptada em 2013, que tem "erros técnicos gravíssimos" e contradições.

Manuel Machado aproveitou a apresentação da reedição pela ANMP da Carta Europeia de Autonomia Local, que assinala os 30 anos da sua criação, para "insistir na necessidade da revisão urgente das leis perras adoptadas em pacote em 2013, que têm até erros técnicos gravíssimos".
O regime jurídico de atribuição de competências das autarquias "mistura tudo e tem erros intrínsecos, tem contradições intrínsecas", provocando "problemas no funcionamento e na sua aplicação prática", exemplificou Manuel Machado.
O poder local democrático, "ao longo dos tempos", tem dado "provas de que é seguindo uma matriz de regras, de leis, de princípios e de valores", tal como estão consignados na Carta Europeia, que se pode ultrapassar a actual situação do país, sustentou o presidente da ANMP, que também preside à Câmara de Coimbra.
Não se pode "olhar para o municipalismo" e para as autarquias como "ilhas isoladas", mas antes como "um espaço mais amplo, como uma componente do todo nacional", disse Manuel Machado, reafirmando a disponibilidade do poder local para "resolver os problemas a nível de cada comunidade" e também para "colaborar, para ajudar e para participar no desenvolvimento global de Portugal e para dar cabo da crise".
A Lei das Finanças Locais é outro exemplo de um diploma que "é imperioso e urgente rever, globalmente", pois "só assim será possível repor a capacidade financeira dos municípios, perdida nos últimos anos, e garantir, simultaneamente, uma repartição dos recursos públicos", afirmou o presidente da ANMP.
"A média percentual europeia da despesa e da receita dos municípios é o dobro da média da receita e da despesa dos municípios portugueses", destacou, referindo outros indicadores do Anuário Financeiro dos Municípios, da Ordem dos Contabilistas Certificados, elaborado em colaboração com o Tribunal de Contas.
A Carta "entrou na ordem internacional a 01 de setembro de 1988 e em vigor na ordem jurídica portuguesa a 01 de abril de 1991".
Pretendendo "contribuir para uma união mais estreita entre os Estados membros do Conselho da Europa, promovendo o seu património comum", a Carta consagra "as autarquias locais como um dos principais fundamentos do regime democrático e estipula o direito dos cidadãos a participarem na gestão dos assuntos públicos".
Num momento em que "a autonomia do poder local tem vindo a ser ameaçada, a ANMP lembra que esta Carta", da qual Portugal é um dos 47 países signatários, "estabelece que a existência de autarquias locais investidas de responsabilidades efectivas permite uma administração simultaneamente eficaz e próxima dos cidadãos", defendeu Manuel Machado.
Registamos com muito agrado esta posição da ANMP.
Lixeira "organizada" em Marinhais
Sr. Presidente temos conhecimento da existência de um acumular significativo de resíduos cada vez mais diversificados em Marinhais junto ao viaduto da A13 na estrada militar. Gostaríamos de saber se este local de recolha de resíduos está identificado, licenciado, acompanhado pelas entidades competentes e qual o destino definitivo dado aos respectivos resíduos.
Intervenção na estrada Muge-Glória -  581
Sr. Presidente temos insistido na necessidade de intervenção na estrada municipal nº 581, que liga Muge à Glória do Ribatejo e Granho, nomeadamente na manutenção de bermas que foram interrompidas, na conclusão da construção dos aquedutos, no pavimento e alargamento da faixa de rodagem, assim como no corte das copas das arvores da faixa de rodagem. Estas intervenções são urgentes e necessárias e apelamos novamente para a sua atenção, a população já está farta de promessas, está na hora de as cumprir.
Intervenção de asfaltamento na Vila de Salvaterra de Magos
Sr. Presidente temos assistido a um conjunto de melhoramentos no asfaltamento de diversas ruas da Vila de Salvaterra de Magos. Todos sabemos da demagogia do Sr. Presidente enquanto oposição e as práticas na governação. É só referir as famosas criticas sobre as soluções de remendar ruas, como chamava na oposição e as mesmas práticas na governação, incoerências que já estamos habituados.
No entanto gostaríamos de saber qual o quadro legal a que se enquadram estas intervenções. Adjudicação directa, no entanto qual a data da mesma e os valores envolvidos? Que empresa foi adjudicada e quantas foram consultadas? Qual o plano de intervenção? Estas são algumas das muitas dúvidas que temos. Solicitamos informações detalhadas sobre o processo de asfaltamento das ruas em causa.

Estrada das janeiras na Glória do Ribatejo
A abertura da nova ligação na Glória do Ribatejo, travessa das janeiras, que liga as janeiras de baixo às janeiras de cima, e ou que sabemos, não tem previsto infra-estruturas de iluminação publica, saneamento e água. Sr. Presidente a ser verdade este facto parece-nos um completo desperdício de verbas e falta de visão politica não aproveitar esta intervenção e munir esta ligação das respectivas infra-estruturas. 
  
Extinção da ligação de autocarro directo entre Glória do Ribatejo, Granho e Santarém
Qual o ponto de situação e se existem negociações em curso entre o Município e União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho com a transportadora no sentido de repor a extinção da ligação de autocarros directos entre estas localidades e Santarém.

Voto solidariedade a Luaty Beirão

 

Vereador Luís Gomes

 



Sem comentários: