sábado, 21 de novembro de 2015











Reunião de Câmara de 18 de Novembro de 2015

Notas prévias

Gostaria de assinalar a recusa da Assembleia da República do programa de governo da direita e a esperança mobilizadora num governo de esquerda. Este momento histórico é a hipótese de uma alternativa estável que proteja salários, pensões e o emprego, vale a pena. O que une neste momento PS, Bloco de Esquerda e CDU são preocupações comuns e a vontade de romper com o ciclo de empobrecimento e austeridade.

Aproveito para igualmente assinalar, com muito agrado, a candidatura de Marisa Matias às eleições presidenciais.
A candidatura presidencial de Marisa Matias, defende que é preciso forçar uma segunda volta nas Presidenciais de 2016 para eleger um candidato à esquerda, e que Marisa pode ser essa candidata.
Marisa Matias destaca-se pelo conhecimento dos constrangimentos à soberania portuguesa, por estar dentro dos conflitos que marcam a actualidade.
Marisa Matias afirmou candidatar-se à presidência da República "para concretizar e para levar mais longe aquela esperança tão bonita que um dia se viveu tão intensamente no mês de Abril e que hoje vemos de novo a brilhar nos olhos da nossa gente".
São estas as vozes que a democracia carece e a esquerda exige.

A monstruosidade

Os atentados em Paris não são um ato de guerra. São uma monstruosidade. Atacar populações civis não é guerra, é cobardia e é abominável.
As vítimas são sempre todos. Os muçulmanos de Paris ou quem não tem religião. Quem assiste ao jogo de futebol ou quem o ignora. Quem gosta de Hollande e quem o detesta. Quem sabe onde é a Síria e quem nunca olhou para um mapa. Quem acolhe os refugiados do Afeganistão e quem tem medo deles. Todos.
Mas, se as vítimas são todos, então este ato não é guerra, é fuga.
Sei que o mesmo se pode dizer de outros bombardeamentos de populações civis. Tem sido assim no Iraque como na Síria. Foi assim na Líbia e no Afeganistão. Não é o facto de não haver câmaras de televisão que contem os mortos ou mostrem o sofrimento que diminui a monstruosidade. Sei que o mesmo se deve dizer dos ataques de Erdogan contra as cidades curdas. A monstruosidade.
É precisamente a reivindicação da humanidade contra a monstruosidade que exige, por isso, a inteligência da resposta. Em nome da sociedade e da democracia, o combate ao terror deve erradicar as suas cumplicidades, os seus negócios, as suas armas, os seus fanatismos, as suas bases e as suas ligações, os seus mandantes e os seus agentes. A cultura do ódio é o contrário da inteligência e exigência da humanidade. Basta de criar guerras para justificar as guerras.
A guerra infinita nunca vence. Também nunca perde. Exceto para as vítimas. Todos, agora, contra a monstruosidade.
Este texto foi escrito por um ex dirigente do Bloco de Esquerda. Aqui ficam as suas palavras, que gostava de partilhar convosco.
Barragem de Magos
Sr. Presidente gostaríamos de retomar uma preocupação que aqui deixamos e que se prende com a barragem de magos.
Muito fizemos quando fomos responsáveis pela gestão do município de Salvaterra de Magos, quando dignificámos este local com a reabilitação do espaço público e dotámos a barragem de infra-estruturas.
Sr. Presidente, neste sentido, gostaríamos de saber qual os progressos da requalificação da barragem de magos e sua limpeza.
Lixeira em Salvaterra de Magos (Ponte da Madeira)
Sr. Presidente, gostaríamos de saber qual o ponto de situação da limpeza da lixeira da "ponte da madeira", ainda não terminou?

Refugiados
Sr. Presidente este órgão, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reunida em 09 de Setembro de 2015, deliberou, solidarizar-se com os milhares de refugiados oriundos de países devastados pela guerra e opressão e apoiar a acção humanitária da agência da ONU para os refugiados e as medidas em curso na União Europeia, assim como dispor-se a acolher pedidos de asilo, exprimindo assim o espírito generoso e solidário da população que representa.

Sr. Presidente gostaríamos de saber qual o ponto de situação sobre as medidas desencadeadas para cumprir a deliberação deste órgão executivo. Pois estranhamos que o orçamento do município para 2016 não prever qualquer rubrica sobre esta acção.

Lixeira "organizada" em Marinhais
Sr. Presidente gostaríamos de saber qual as conclusões da solicitação dos vereadores do Bloco de Esquerda sobre os resíduos acumulados em Marinhais junto ao viaduto da A13 na estrada militar. Perguntámos se este local de recolha de resíduos está identificado, licenciado, acompanhado pelas entidades competentes e qual o destino definitivo dado aos respectivos resíduos.


Vereador Luís Gomes


 

Sem comentários: