quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016















Reunião de Câmara 3-2-2016


Na sequência das várias anomalias ao nível da saúde que tem sido um problema na nossa região, o BE dirigiu ao Ministério da Saúde, algumas perguntas que passo a dar conhecimento pois é do interesse de todos.
Assunto: Oftalmologia na urgência geral do Hospital de Santarém
Destinatário: Ministério da Saúde
Exm. Senhor Presidente da Assembleia da República
No dia 29 de dezembro de 2015, o cidadão MR, de 45 anos, residente em Fazendas de Almeirim, no distrito de Santarém dirigiu-se ao Hospital de Santarém após ter sentido que algo lhe tinha entrado para o olho enquanto fazia trabalhos de lavoura. Uma vez que não havia oftalmologista no hospital, MR foi observado por um médico de outra especialidade que lhe terá lavado o olho, encaminhando-o para casa com a indicação de aplicar uma pomada.
Dois dias depois, a situação de MR agravou-se, tendo ficado sem visão, motivo pelo qual voltou ao Hospital de Santarém; foi então encaminhado para o Hospital de São José, em Lisboa onde ficou internado. Teve que aguardar que a infeção fosse debelada para ser submetido a cirurgia para remoção de uma limalha. MR ficou com a visão fatalmente comprometida neste olho, podendo eventualmente recuperá-la apenas a 10%. 
De acordo com o Portal da Saúde, o Hospital de Santarém tem urgência geral de nível médico-cirúrgica; entre as várias valências inerentes à urgência geral deste hospital encontra-se oftalmologia, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 20h00. No entanto, no dia 29 de dezembro, uma terça-feira, não havia oftalmologista para observar MR. 
O Bloco de Esquerda considera que esta situação carece de esclarecimento sendo também fundamental perceber se a ausência de oftalmologista na urgência no dia 29 de dezembro se trata de um acontecimento anómalo ou se é frequente o Hospital de Santarém não ter oftalmologia na urgência. É também necessário saber se o Hospital de Santarém vai abrir um processo de averiguações às circunstâncias que envolveram a situação do doente MR, de 45 anos.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1. Por que motivo(s) não havia oftalmologista na urgência do Hospital de Santarém no dia 29 de dezembro de 2015, uma terça-feira?
2. A falta de oftalmologistas na urgência é uma situação que acontece com que regularidade?
3. Que estratégias estão a ser implementadas para garantir que há oftalmologista na urgência do Hospital de Santarém no horário preconizado (de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00)? 
4. Quantos oftalmologistas exercem funções no Hospital de Santarém? Destes, quantos fazem urgência? 
5. Quando não há oftalmologistas na urgência geral e ocorrem urgências de oftalmologia, qual é o procedimento adotado pelo Hospital de Santarém?
6. O Hospital de Santarém vai abrir um processo de averiguações às circunstâncias que envolveram a situação do doente MR, de 45 anos, que deu entrada no hospital de Santarém no dia 29 de dezembro de 2015?
Palácio de São Bento, 20 de janeiro de 2016
Os Deputados
Moisés Ferreira
Carlos Matias

Assinalamos o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, como o dia que pretende lembrar o flagelo que é o cancro, de entre tantos flagelos que assolam a humanidade, lembrando que é cada vez mais necessária a união entre profissionais de saúde, governos, doentes, investigadores e a indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.
Em Portugal existem por ano 25000 mortes vítimas de cancro, sendo que a prevenção com recurso a rastreios e tratamentos precoces, são parte importante na cura da doença.

É importante também sensibilizar as pessoas, a sociedade, para a necessidade de apoiar e ajudar todos os doentes, não só no próximo dia 11 em que se celebra o Dia Mundial do Doente, mas em todos os dias, principalmente dando a mão aos nossos idosos e crianças.

Saudamos e enviamos os nossos parabéns à associação ShorinjiKempo, que no passado dia 1 de fevereiro  perfez mais um aniversário (1-2-2002).
Assim como também ao Núcleo Motantiqua de Marinhais, que no próximo dia 13 estará de parabéns (13-2-2004).
Um realce especial para o CBES de Glória do Ribatejo pela passagem de mais um aniversário, pois como todos os CBES do nosso concelho, fazem um trabalho extraordinário não só junto dos idosos mas também junto das crianças.

Está de parabéns o Clube de Trampolins de Salvaterra pela distinção merecida, Personalidade do Ano. Sentimo-nos honrados com tal destaque e por acolher no nosso concelho um Clube de Trampolins cujos atletas alcançam vitórias em todas as provas em que participam.
Estão de parabéns atletas, dirigentes e todos quantos apoiam a sua evolução.

Aproxima-se o fim-de-semana grande da Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais. Promete bailes de sábado a 3ªfeira, desfiles no domingo no largo das festas e 3ªfeira na EN 367 como vem sendo hábito. Haverá prémios, muita animação e divertimentos à disposição dos foliões, culminando com o enterro do santo entrudo na 4ª feira à noite.
Ajudemos o grupo de homens e mulheres que teimam em levar por diante um dos maiores carnavais da zona.



Vereador Manuel Neves

Sem comentários: